Buscar no Cruzeiro

Buscar

Blitz conscientiza sobre posse responsável de animais

20 de Dezembro de 2019 às 01:47

Crédito da foto: Secom

Um total de 205 condutores de veículos foram abordados nesta quinta-feira (19) por uma equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Prefeitura de Sorocaba. A ação objetivou conscientizar sobre o abandono de animais nesta época do ano.

Isso porque com as férias e as festividades, muitas vezes os bichos acabam sendo deixados de lado pelos tutores. A blitz ocorreu das 9h às 10h30, no Parque das Águas.

Na ação educativa, foram colados nos automóveis, com a permissão dos condutores, 200 adesivos com a frase “Diga não ao abandono!”. A equipe da Sema orientou sobre a posse responsável dos animais.

Prefeita tucana?

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) afirmou em entrevista ontem ao Jornal da Cruzeiro FM 92,3 que não vê impedimentos para a chegada da prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, ao partido. Lippi destacou que tem bom relacionamento com Jaqueline e que a prefeita é respeitada por sua história como delegada e agora como chefe do Executivo mostrou seriedade e tem se esforçado para fazer um bom governo. Ele disse que vale a pena se fazer uma reflexão a respeito do jeito de governar da prefeita que trouxe mais paz à cidade diante dos problemas políticos gerados com a cassação de José Crespo. O deputado disse ainda que hoje o nome do PSDB para a pré-candidatura à Prefeitura de Sorocaba é a deputada estadual Maria Lúcia Amary, que já se colocou à disposição para ser pré-candidata à prefeita pelo partido. Ele disse que há a possibilidade real de Jaqueline de filiar ao PSDB se ela tiver esse desejo.

Na quarta-feira (18), Jaqueline confirmou sua saída do PDT, no qual estava filiada havia quatro meses.

Sorocaba: cidade dinâmica

A 10ª edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgada recentemente na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), aponta Sorocaba como uma cidade dinâmica. O IPRS é um indicador que mede o desenvolvimento humano dos municípios paulistas. É elaborado pela Fundação Seade em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Alesp. Assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU, o IPRS tem três grandes linhas de análise: riqueza, escolaridade e longevidade.

Inovações no índice

A edição atual do IPRS trouxe algumas inovações, como a nova classificação dos municípios. Até a versão anterior, a classificação era por números, de um a cinco. Agora os municípios são divididos em cinco grupos: dinâmicos, desiguais, equitativos, em transição e vulneráveis. As cidades dinâmicas, onde está Sorocaba, têm índice elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais, como longevidade e escolaridade média/alta.

Orçamento do Estado

Os deputados estaduais aprovaram o orçamento estadual para 2020. O valor representa aumento de 3,9% em comparação com a proposta orçamentária de 2019. Pelo projeto, votado na noite da quarta-feira (18), o Estado de São Paulo terá disponível cerca de R$ 239 bilhões. Os recursos devem ser aplicados nas mais diversas áreas e na manutenção da administração pública. Foram 71 votos a favor e 13 contrários.