Buscar no Cruzeiro

Buscar

Assessora em Brasília

09 de Janeiro de 2019 às 10:47

Prefeitura nomeia nova assessora em Brasília O prefeito José Crespo apresentou a assessora Jane Claudia. Crédito da foto: Divulgação - Secom / Sorocaba

Cargo muito questionado pela população e pela Câmara dos Vereadores, a assessora Jane Santin contratada para atuar em Brasília, e, em tese, captar recursos para Sorocaba, é classificada como fundamental pelo governo sorocabano, embora o Executivo não detalhe quais os resultados esperados da profissional que está atuando desde dezembro e custa ao município R$ 11 mil mensais. Em requerimento enviado ao governo, o vereador Péricles Régis (MDB) questionou por que o cargo precisou voltar a ser preenchido no final do ano passado, mesmo tendo ficado ocioso entre os meses de julho e dezembro de 2017. Em resposta ao vereador, a Prefeitura informou que as duas assessoras anteriores saíram do cargo em busca de novos empregos e em nenhum momento foram dispensadas pelo Executivo. Alega ainda que preencher novamente o posto sempre foi um desejo do prefeito José Crespo, porém havia dificuldade em se encontrar uma profissional que preenchesse os pré-requisitos. O Executivo afirma ainda que “certamente foram perdidas oportunidades” por Sorocaba, porém não precisa repasse específico que teria sido perdido pela falta desta profissional. Segundo o governo, a assessora, uma jornalista com “especialização” em Política e Representação Parlamentar, foi escolhida mediante análise de currículo.

Controvérsias

Para o vereador Péricles, o estreitamento do relacionamento do governo municipal com deputados federais da região, além do acompanhamento de editais e programas federais por funcionários que estejam em Sorocaba e têm acesso aos processos pela internet, dispensaria a necessidade da assessora em Brasília. A Prefeitura afirma que Sorocaba, ao contrário de cidades até menores que mantêm estruturas completas de assessoria em Brasília, selecionou uma assessoria que “dispõe de seus meios particulares para realizar os serviços”, diz Péricles, embora caiba ao município custear despesas de passagens, hospedagem, alimentação, estacionamento, pedágios e outros. Questiona ainda se a assessora trabalhará com metas de captação de recursos a serem atingidas, porém o governo informou apenas que deverão ser entregues relatórios semestrais de produtividade, sem informar qual resultado seria classificado como satisfatório e justificável para a manutenção do cargo. “Todos os programas federais e editais estão na internet, basta ter funcionários em Sorocaba designados para monitorar o desenrolar destes trâmites. Sorocaba não possuía esta função em Brasília e captava recursos em governos anteriores”, afirma o parlamentar.

Cidades inteligentes

Um dos maiores conhecedores sobre Cidades Inteligentes, o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, estará em Sorocaba para uma palestra marcada para o próximo dia 22 próximo, às 9h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O evento deve reunir representantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), além de empresários. A Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) da Prefeitura informa que desde o início do seu governo, o prefeito José Crespo (DEM) vem adotando o conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes), e traçando estratégias para impulsionar o desenvolvimento da cidade, com o uso da tecnologia. Mesmo já sendo considerada uma Smart City, o governo Crespo vem trabalhando para tornar Sorocaba 100% inteligente. Vale lembrar que, em novembro de 2018, Crespo esteve em Barcelona, na Espanha, participou de um Seminário Internacional sobre Cidades Inteligentes (Smart City Expo World Congress), onde conheceu o palestrante Silvio Barros e os seus estudos sobre o assunto. Barcelona é líder nesse movimento que tem como principal destaque o planejamento urbano das cidades com o uso de tecnologias novas e digitais.

Secretário de Comunicação visita colegas

O secretário de Comunicação e Eventos de Sorocaba, jornalista Eloy de Oliveira, visitou ontem os colegas da área que formam a nova equipe da Secretaria de Comunicação do governo estadual de São Paulo, João Doria. Durante a visita, Eloy desejou boa sorte aos jornalistas, colocou o governo Crespo à disposição e aproveitou para apresentar propostas a serem desenvolvidas conjuntamente entre Sorocaba e o governo do Estado na área da comunicação, que serão detalhadas posteriormente.