Buscar no Cruzeiro

Buscar

Asfalto para a av. Três de Março

21 de Dezembro de 2018 às 06:57

Asfalto para a av. Três de Março Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo

Uma obra esperada há muito tempo parece estar finalmente próxima de sair do papel: a pavimentação da avenida Três de Março, que interliga a região do Alto da Boa Vista às regiões da Vila Amato e Aparecidinha. A informação foi prestada pelo Executivo em resposta a requerimento da Câmara de Sorocaba. Em resposta ao requerimento, o Executivo informa que os recursos provenientes do Financiamento à Estrutura e ao Saneamento (Finisa) estão em fase de captação e, até o momento, ainda não estão disponíveis, deixando a previsão de início da obra para 2019. De acordo com a Câmara, em dezembro de 2017, o prefeito José Crespo sancionou quatro projetos de lei que autorizavam a Prefeitura a contrair empréstimo na Caixa Econômica Federal para investimento em obras públicas, entre elas a pavimentação da Três de Março. No total, o Executivo ficou autorizado a fazer empréstimo da ordem de R$ 105 milhões por meio da linha de crédito Finisa. O asfalto na avenida é aguardado há anos pelos moradores da região de Aparecidinha e também é trajeto da tradicional romaria, que ocorre todos os anos em Sorocaba.

Alerta sobre febre amarela

Com a chegada das férias de fim de ano, a Secretaria de Estado da Saúde reforça o alerta para que os paulistas ainda não imunizados se vacinem contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada com dez dias de antecedência para garantir proteção efetiva. “A imunização é a principal forma de prevenção contra a doença. O período atual é pré-sazonal, e a sazonalidade da doença vai de dezembro a maio. Por isso, é importante que as pessoas ainda não vacinadas procurem os serviços de saúde”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula. Todo o território paulista tem recomendação da vacina atualmente, inclusive a região de Sorocaba. A dose integral da vacina protege para toda a vida. As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba continuam oferecendo a vacina, mas as aplicações desde ontem ocorrem em dias e horários diferentes. Nos últimos 12 anos, mais de 22 milhões de pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em SP. Em 2018, até 3 de dezembro, houve 503 casos de febre amarela silvestre confirmados no Estado e 176 deles evoluíram para óbitos. As cidades de Mairiporã e Atibaia respondem por 39,7% dos casos de febre amarela silvestre no Estado, e têm ações de vacinação em curso desde 2017. No período, também houve confirmação do vírus em 259 macacos. Nesta semana, o Instituto Adolfo Lutz confirmou o vírus num macaco encontrado morto próximo ao Balneário Municipal de Águas de Lindoia.

Proteger a infância

Com o intuito de prestar atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto que cria centros para acolhê-las e prestar os devidos cuidados e tratamentos. A proposta do deputado Carlos Bezerra Jr (PSDB) dá a essas instituições o nome de Centro de Proteção e Assistência Integral (Cepai). Dados do Ministério dos Direitos Humanos mostram que, no ano de 2016, 1.348 adolescentes entre 12 e 17 anos foram vítimas de violência sexual no Estado de São Paulo. Esse número representa 44% dos casos que são denunciados no Disque 100 -- serviço oferecido pelo Ministério, que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. Em cada centro haverá grupos especializados em assistência social e acolhimento, com auxílio e orientações de profissionais das áreas educacional e pedagógica. O projeto foi aprovado pelo Plenário, com emenda, no dia 12 e aguarda sanção pelo governador para se tornar lei.