Buscar no Cruzeiro

Buscar

Área contaminada da Saturnia

14 de Setembro de 2018 às 09:20

Foto: Divulgação / Câmara

A Comissão Especial da Câmara de Sorocaba que investiga as denúncias de crime ambiental no terreno da antiga fábrica de baterias Saturnia, na Zona Industrial, realizou na tarde de ontem uma reunião com representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na sede da entidade, em Sorocaba. O objetivo do encontro, que teve a participação dos vereadores João Donizete (PSDB), que preside a comissão, a relatora Iara Bernardi (PT) e Hudson Pessini (MDB), foi trocar informações sobre a situação atual da área abandonada. A Comissão Especial concluiu ter aberto com essa reunião um canal de diálogo com muitas perguntas e tantas outras deverão ser feitas. E manifestou à Cetesb preocupações com poços abertos e materiais tóxicos espalhados pela área. Além disso, concluiu que a situação é de saúde pública e se dispôs a reunir mais dados para continuar as investigações.

Abandono

A antiga fábrica da Saturnia está desativada desde 2011 e moradores da região já haviam demonstrado preocupação com o estado de abandono das instalações. Em março deste ano, a Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara fez uma visita ao local e constatou várias irregularidades, como equipamentos abandonados, materiais tóxicos expostos e tanques de decantação abertos e muitos sinais de depredação. A situação no local ficou mais perigosa nos últimos meses, quando diversas pessoas foram flagradas garimpando chumbo no terreno.

Força-tarefa contra cartéis

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmaram anteontem um acordo de cooperação técnica visando à prevenção e repressão às atuações de cartéis em licitações no Estado de São Paulo. O termo, assinado durante cerimônia realizada às 9h30, no Tribunal de Contas paulista, teve como partes o presidente da Corte, conselheiro Renato Martins Costa, e o presidente do Cade, Alexandre Barreto de Souza.

Pelo acordado, TCE e Cade estabelecerão mecanismos que permitam o intercâmbio de dados, informações, documentos, métodos e técnicas de trabalho entre as instituições, além da promoção de atividades de capacitação profissional. O acordo prevê ainda que os dois órgãos trabalhem integrados no desenvolvimento e aprimoramento de ações que possam evitar danos ao erário.

Região Metropolitana

A cidade de Piedade sediou na quarta-feira uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O prefeito Guilherme Gazzola, que preside o Conselho, convidou o prefeito anfitrião e também vice-presidente do Conselho, José Tadeu de Resende, para comandar a reunião que contou com presença de autoridades civis e militares. A secretária-adjunta de Turismo em São Paulo, Bianca Colepicolo, fez uma apresentação sobre turismo e citou inclusive o Roteiro dos Bandeirantes.

Mencionou alguns desafios para aprimorar o turismo na RMS como, por exemplo, gestão da informação, governança e formatação de produtos. Houve ainda explanação sobre o protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua da RMS. O diretor executivo da Agência Metropolitana (Agem) Sorocaba, Geraldo César Almeida, também apresentou o balanço das atividades e próximas etapas da Agem.