Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aquaponia em Sorocaba

26 de Janeiro de 2019 às 15:57

O projeto-piloto deve ser realizado no Cras do Carandá - Foto: Divulgação

Após definido em encontro realizado entre diversas secretarias municipais na última semana, a Prefeitura de Sorocaba será a primeira do Brasil a utilizar de maneira social o sistema de aquaponia -- técnica agrícola inovadora que combina a aquicultura (criação de peixes) com a hidroponia (produção agrícola sem solo) em um sistema fechado, resiliente a eventos destrutivos decorrentes das mudanças climáticas. A ação deve ser realizada em conjunto com a Inmed Partnerships for Children, entidade internacional sem fins lucrativos que combate a desnutrição e a má alimentação infantil. O projeto-piloto deve ser realizado no Cras localizado no Residencial Carandá, beneficiando toda a comunidade do bairro e também do Altos do Ipanema. Para realizar a implantação dessa ação, a Prefeitura de Sorocaba deve contribuir integrando a sociedade, disponibilizando a área e envolvendo o setor produtivo para que patrocinem financeiramente o projeto que não terá utilização de recursos públicos. Já a Inmed deve implementar a técnica e capacitar a população. A ong desenvolveu um sistema simples, escalável e de baixo custo, utilizando materiais disponíveis localmente, para fornecer de forma sustentável e durante o ano todos produtos agrícolas e peixes para famílias, comunidades, escolas e instituições governamentais.

Regiões

A Fundação Seade destaca que a atividade econômica no Estado de São Paulo concentra-se principalmente nos polos de Santos, Sorocaba e Piracicaba, ao longo dos eixos das rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dutra (com destaque para Jundiaí, Campinas, Americana, Rio Claro, São Carlos, Ribeirão Preto e Franca, entre outras), e também nos centros regionais mais afastados da Região Metropolitana de São Paulo, com destaque para Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Empregos ecléticos

No cenário nacional, o Estado de São Paulo tem a maior proporção de mulheres no mercado de trabalho e o maior número de postos de trabalho que exigem alta qualificação, que fomentam um mercado consumidor exigente.

Exportações

As exportações paulistas equivalem a 23% do total brasileiro. O agronegócio é responsável por 37% das vendas externas do Estado, com grande peso de produtos do complexo sucroalcooleiro, e seguido de carnes, sucos, produtos florestais e complexo soja. Os Estados Unidos são os maiores compradores de produtos paulistas, seguindo-se Argentina e China.

Expectativa de vida em alta

A vida média da população paulista aumentou mais de 9 anos nas últimas quatro décadas. A expectativa saltou de 63,3 anos para os homens e 70 para as mulheres, em 1980, para 73,1 e 79,3, respectivamente, em 2017.

Projeção demográfica

Atualmente, a faixa da população de 0 a 14 anos de idade corresponde a 19% dos residentes no Estado. Com a tendência de envelhecimento da população e a queda na taxa de natalidade, esse porcentual vai diminuir, devendo chegar a 14% em 2050, ano em que 77% da população do Estado de São Paulo estará concentrada em 85 municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com a Fundação Seade. A faixa com 65 anos de idade ou mais deverá dobrar sua participação no total de residentes do Estado nas próximas três décadas.

Câmara no Instagram

A Câmara de Vereadores de Sorocaba está lançando um novo canal de comunicação com a população: a sua conta no Instagram rede social gratuita para compartilhamento de fotos e vídeos. O lançamento do Instagram é uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini (MDB). Ele explica que a ideia é ampliar, cada vez mais, os canais de comunicação com a população. “A Casa do Povo deve estar cada vez mais próxima da população e é esse o nosso objetivo com a criação deste novo canal de comunicação que leva informação não só do trabalho legislativo, mas da história da nossa cidade.” No novo canal serão veiculados os trabalhos do Legislativo, notícias de utilidade pública e também imagens da história de Sorocaba, espaços públicos, cultura e curiosidades.

Galeria

Confira a galeria de fotos