Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alunos de Porto Feliz ganham medalhas

24 de Agosto de 2018 às 08:29

No último domingo (19), na cidade de São Bernardo do Campo, foi realizada a cerimônia regional de premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2017). A cidade de Porto Feliz contou com três representantes medalhistas na competição, que reuniu mais de 18,2 milhões de estudantes inscritos de todas as escolas públicas do país e também das particulares.

Representando a rede municipal de ensino, o aluno Marcos Vinícius Reinaldo da Silva, da Emef Aurora Machado Guimarães, no ano de realização da prova conquistou a sua quarta medalha na competição, sendo a terceira de prata. Já a aluna Caroline Sgaribaldi, da Emef Domingos de Marco, conquistou a sua primeira medalha de bronze. Outro destaque de Porto Feliz, pela rede estadual de ensino, foi o aluno Maurício Mitsuo Mizokoshi, da E.E. Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta, que também conquistou uma medalha de prata.

Ausência de Conteúdo Probatório

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Sorocaba decidiu, na tarde de ontem, arquivar o caso do áudio envolvendo o vereador Hudson Pessini (MDB). No áudio, que circulou nas redes sociais, o vereador faz comentários de cunho sexual relacionados à ex-servidora da Prefeitura de Sorocaba, Tatiane Polis, e a outro vereador.

A Câmara de Sorocaba recebeu denúncia contra o vereador por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Por conta disso, a Comissão de Ética escolheu como relator o vereador França (PT), que ficou encarregado de fazer um relatório sobre o caso. Com base no documento do relator, os membros da comissão decidiram arquivar o caso. No texto, o relator afirma “que os fatos narrados na denúncia se mostram inconsistentes a ensejar uma investigação na sede desta Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, em especial, à ausência de conteúdo probatório dos fatos que retratem a condição de parlamentar do denunciado e não pessoal”.

Dos oito vereadores presentes na reunião, sete assinaram pelo arquivamento da denúncia e a vereadora Fernanda Garcia (Psol) foi a única que não assinou e pediu para analisar o relatório no gabinete dela.

Conselho Municipal LGBT

O prefeito José Crespo empossou na tarde de ontem os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), que atuarão no biênio 2018-2020. A presidente será a professora Luciana Leme dos Santos, ativista da causa LGBT.

A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito, no 6º andar do Paço. Instituído pela Lei Municipal 11.663/2018, o Conselho LGBT foi uma das primeiras iniciativas, em 2017, da administração do prefeito, que propôs à Câmara a criação do órgão e que fosse aprovado na Casa de Leis. Isso elevou o município de Sorocaba ao status de uma das poucas cidades que contam com um conselho municipal voltado exclusivamente ao público LGBT.

A proposta do Conselho é a de fortalecer a participação social e, para além disso, ser um órgão de articulação entre o Poder Público e a sociedade civil, estimulando a formulação e proposição de diretrizes de atuação governamental voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e a defesa de direitos do segmento. Fazem parte do conselho, membros da sociedade civil e representantes das secretarias de Cultura e Turismo (Secultur), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Educação (Sedu), Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Saúde (SES) e Igualdade e Assistência Social (Sias).