Buscar no Cruzeiro

Buscar

Algo de novo no ar

20 de Outubro de 2018 às 07:53

Algo de novo no ar Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes

Duas conversas bastante agradáveis com o artista, pintor, professor de artes plásticas, Pedro Lopes, o leitor encontra no portal jornalcruzeiro.com.br. Uma, mais tradicional, com o Editor-Chefe do Cruzeiro do Sul, sem deixar de entrar em aspectos pessoais de ambos, entrevistador e entrevistado. Outra conversa, esta sim um encontro muito pessoal de discussão sobre Arte e Estética, entre Pedro Lopes e o presidente da Fundec e diretor do Conselho Editorial do Jornal, Luiz Zamuner. Assista, inscreva-se no canal do Jornal Cruzeiro do Sul no YouTube.

Escola de Sorocaba é selecionada em iniciativa nacional

A Escola Municipal Professor Oswaldo de Oliveira, localizada no bairro do Éden, está participando do Eleitor Mirim, uma das iniciativas do programa Plenarinho, criado pela Câmara dos Deputados. A turma do 5º ano F criou um candidato que, além de homenagear o nome da escola, é um personagem original: o Oswaldinho. Ele é o único representante do Estado de São Paulo e foi selecionado pela equipe do Plenarinho entre as várias sugestões enviadas por escolas de todo o Brasil. Outros quatro candidatos concorrem ao pleito ao seu lado. Para participar da iniciativa nacional, a professora Amanda Cristine de Souza e os alunos elaboraram proposta, slogan, número do candidato e por meio de uma redação elaborada pelos estudantes foi respondida a questão: “Por que a minha sala deve participar do programa Eleitor Mirim?”.

Palestras educacionais

O Museu Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) sediará um ciclo de palestras educacionais gratuito com o objetivo de valorizar o contexto ferroviário na região de Sorocaba. A primeira atividade ocorrerá neste domingo (21), às 14h30, quando Leandro Guidini, autor do livro “O Trenzinho da Aurora” e do site “O Vapor mínimo”, falará sobre “Bitolinhas: a história da Estrada de Ferro Perus-Pirapora e Estrada de Ferro Votorantim”. A entrada é gratuita. Promovido pela Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), as palestras serão realizadas por pesquisadores da área que acompanharam o bom funcionamento das linhas ferroviárias. A atividade ocorrerá aos domingos, até o dia 25 de novembro, sempre às 14h30.

Eleições 2018

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Sérgio Etchegoyen, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Rogério Galloro, concederão entrevista coletiva, amanhã, às 14h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para tratar das medidas institucionais adotadas para responder aos questionamentos levantados no primeiro turno das eleições 2018.

OSs para a Secretaria de Cultura

A Prefeitura de Sorocaba está com chamamento público aberto para o credenciamento de pessoas jurídicas, cujas atividades sejam dirigidas à área de cultura e turismo para a qualificação como Organizações Sociais (OSs), em Sorocaba, com o objetivo de celebrar contratos de gestão com o governo municipal. Segundo o edital, o período para a apresentação do requerimento e credenciamento contendo os documentos para o credenciamento e a qualificação como OS vai até o dia 1º de novembro. O edital foi publicado na edição de ontem do Jornal do Município.