Buscar no Cruzeiro

Buscar

30 anos de boa Educação

22 de Fevereiro de 2019 às 06:30

30 anos de boa Educação Professor Arthur Fonseca Filho, diretor do Colégio Uirapuru. Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes

O Colégio Uirapuru celebra nesta sexta-feira (22) 30 anos de boa Educação. Sorte de Sorocaba. Sorte de nossa região. Vivas aos alunos, professores e diretores dos diretores da FUA e do Colégio Politécnico. Uma conversa muito franca sobre educação, onde o que conta muito é o conhecimento sobre esse assunto tão sério, você pode acompanhar em um bate-papo muito agradável do professor-fundador Arthur Fonseca Filho com o Editor-Chefe do Cruzeiro do Sul. Assista, compartilhe. Em dois blocos.

Santa Casa

A Prefeitura de Sorocaba atrasou o repasse de ao menos R$ 1,9 milhão para a Santa Casa de Misericórdia. O pagamento foi efetuado ontem. Esse atraso foi confirmado por ambas as instituições em meio a ameaça de protestos de funcionários e discursos inflados na Câmara de Sorocaba, em especial na sessão ordinária de ontem. De acordo com o padre Flávio Miguel Jorge Júnior, responsável pela atual gestão da Santa Casa, o atraso corresponde ao valor de R$ 1,9 milhão. “No entanto, a Prefeitura confirmou que fará agora à tarde o depósito para a Santa Casa”, o que efetivamente foi feito. O padre destacou ainda que não houve nenhuma interrupção nas atividades e os atendimentos na unidade de saúde ocorrem de forma normal.

Caixa de entrada

Seis vetos estavam na pauta da sessão de ontem da Câmara de Sorocaba. Aliás, mais uma vez, as discussões em torno do tema travaram a pauta do Legislativo. Apenas cinco foram analisados, sendo que quatro foram derrubados e um acatado. A discussão e análise da concessão administrativa de uso do Estádio Municipal Walter Ribeiro foi um dos projetos que ficaram para semana que vem. Sobre os vetos derrubados, agora é esperar pelas famigeradas “Adins”...

Contagem regressiva

Desde o dia 29 de janeiro o processo que cita Luiz Fernando Paula Leite, conhecido como Fernando Daki, presidente da Câmara de Vereadores de Iperó, está concluso para sentença. O processo é de 2016 e se refere a uma ação popular em que o parlamentar é acusado de receber e não realizar expediente para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O Ministério Público também está no caso.

Câmara vai abrir mostra sobre trabalho infantil

A Câmara Municipal de Sorocaba está preparando a exposição itinerante “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”. A abertura da mostra, que ocorre no Saguão Salvadora Lopes, será no dia 1º de março (sexta-feira da próxima semana), às 10h, com a presença do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, João Batista Martins Cesar. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara, o Tribunal Regional do Trabalho e a Coordenadoria da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Igualdade e Assistência Social. A mostra conta com 19 painéis que relatam a história do trabalho infantil desde o período da Revolução Industrial e as primeiras tentativas no sentido de regulamentá-lo. A primeira lei que tratou da matéria, na Inglaterra, data de 1802 e limitava em 12 horas a jornada diária dos aprendizes, estabelecendo, ainda, que essa jornada não poderia se iniciar antes das 6 da manhã nem prosseguir após as 21h. A exposição também trata do trabalho infantil no campo, nas ruas, em carvoarias e nos lixões urbanos, entre outros locais, além do recrutamento de crianças para atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e a prostituição. Cerca de 3 milhões de crianças trabalham ilegalmente no Brasil. Elas fazem parte do contingente de 168 milhões de crianças que trabalham em todo o mundo.