Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Inscrições para curso básico de Libras com aulas ao vivo

02 de Fevereiro de 2026 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO AGÊNCIA SP)

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio da Escola da Inclusão, abre inscrições para uma nova edição do Curso Básico de Libras, a partir de hoje (03), às 10h. A carga horária total é de 40 horas, com aulas ministradas por professores surdos e transmitidas ao vivo pela plataforma on-line Zoom. É necessário o uso da câmera durante as atividades. Ao todo, serão oferecidas 70 vagas em cada uma das treze turmas, com opção de aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, às terças e quintas e aos sábados. Para realizar a inscrição, os interessados podem preencher a ficha disponível no site da SEDPcD, enquanto durarem as vagas. As informações de acesso são enviadas pelo endereço de e-mail cadastrado e não é necessário preencher múltiplos formulários, já que não haverá sorteio. Podem participar do curso pessoas com 18 anos ou mais.

 

Solicitação de transporte

A Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba divulgou que famílias que necessitem solicitar o serviço de transporte escolar gratuito devem proceder a entrega da solicitação na Secretaria da Escola onde a criança está matriculada. Assim, devem entregar preenchido o Requerimento e Ciência sobre o Transporte Escolar Gratuito e a escola providenciará o registro no Sistema GIER. Em seguida será feita a análise. Estando tudo de acordo, o pedido será deferido, sendo que o resultado do pedido será disponibilizado no sistema e será dada ciência ao responsável pelo aluno. Caso o pedido seja indeferido, igualmente o resultado será informado aos responsáveis pelo aluno. O prazo para a resposta é de sete dias, após o pedido e a resposta deve ser verificada na Secretaria da escola.

Vagas Univesp

Votorantim contará com 108 vagas no vestibular 2026 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). As inscrições estão abertas e seguem até 11 de março, exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br. Em Votorantim, as vagas estão distribuídas em três áreas. A lista inclui 40 vagas para Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia), 34 para Negócios e Produção (Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais) e 34 para Computação (Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial).

Cursos gratuitos on-line

O Programa Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para a Sustentabilidade, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferece nove cursos on-line e gratuitos que abordam temas centrais para o bem-estar da população e o fortalecimento de políticas públicas municipais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre as formações, destacam-se os cursos “Introdução à Saúde da Mulher” e “Introdução à Qualidade de Vida, Esporte e Lazer”. Basta acessar https://ceurs-sp.stela.org.br/moodle/ e se inscrever.