Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Sorocaba terá operação especial para a 127ª Romaria de Aparecidinha

30 de Dezembro de 2025 às 21:50
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba e a Urbes - Trânsito e Transportes realizarão uma operação especial para atender os fiéis da 127ª Romaria de Aparecidinha, que será realizada amanhã (1º de janeiro).

A romaria terá deslocamento a partir do Santuário Novo, localizado na Estrada Dom José Melhado Campos, para a missa das 5h. Após a celebração, os fiéis seguirão pelas avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, pela rua Yashika e pela avenida São Paulo, com parada em frente à Santa Casa de Misericórdia, por volta das 8h30. Em seguida, a procissão prossegue pela Ponte Francisco Dell’Osso e pelas ruas XV de Novembro e São Bento, com chegada à Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Durante todo o trajeto, agentes de trânsito da Semob acompanharão a romaria, realizando escolta e interdições momentâneas no fluxo de veículos, com liberação das vias logo após a passagem dos fiéis. Todos os pontos estarão devidamente sinalizados.

O transporte coletivo terá operação especial. O Terminal Santo Antônio será aberto a partir das 4h, e a linha T48 Expresso Aparecidinha contará com viagens extras às 4h10 e 4h30, com saída da Plataforma 1 Ponto “A”, com destino direto ao Santuário Novo. Ônibus reserva permanecerão de prontidão. Poderão ocorrer desvios temporários de itinerário a partir das 6h30. Fiscais da Urbes acompanharão a operação.

Embarque para a Irlanda

Na sexta-feira (2), 46 estudantes do ensino médio da rede estadual embarcam, no Aeroporto de Guarulhos, para Irlanda, dentro do programa Prontos pro Mundo. Esse será o primeiro embarque do próximo ano, além disso também será a primeira vez que viajam para esse destino, como parte da iniciativa. Os 46 estudantes vêm de 36 cidades paulistas; Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), está entre elas. A proposta é que a cada ano, o Governo do Estado de São Paulo levará 1.000 estudantes a países de língua inglesa para uma viagem de três meses. Durante este período, os adolescentes são hospedados por famílias anfitriãs e matriculados em high school -– etapa semelhante ao ensino médio.

Ampliação do prazo para regularização de construções em Sorocaba

O prazo de validade da lei que trata da legalização de construções irregulares em Sorocaba foi prorrogado por mais 48 meses, de acordo com a lei nº 13.399, de 19 de dezembro de 2025, de autoria do vereador Fernando Dini (PP), publicada no Jornal do Município. A nova legislação altera o artigo 8º da Lei Municipal nº 12.927/2023, estendendo sua vigência e determinando que seus efeitos sejam revisados pela Câmara Municipal de Sorocaba com base em dados apresentados pela Prefeitura, sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. O objetivo é garantir a continuidade do processo de regularização enquanto o novo Código de Obras do Município, em consonância com o Plano Diretor, não é concluído.

Impostômetro

Hoje (31), o último dia de 2025, o Impostômetro deve atingir pela primeira vez a marca de
R$ 3,98 trilhões. O painel está instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico da capital paulista. O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano, incluindo multas, juros e correção monetária. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Impostômetro registrou R$ 3,6 trilhões, houve um crescimento de 10,56%.

Conselheiro da FUA

Faz parte da edição de hoje do jornal Cruzeiro do Sul, o Caderno Retrospectiva 2025. Nela, como uma homenagem, constam os nomes dos conselheiros da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) que nos deixaram no corrente ano. Contudo, como a edição foi fechada em 23 de dezembro, não consta o nome de Edson Lopes, falecido no domingo (28). Não poderíamos deixar de citá-lo pela contribuição dedicada à instituição. Por isso, o fazemos nesse espaço.