Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Palestras ‘Conexão Turística’ em Sorocaba

11 de Dezembro de 2025 às 20:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Palestras ‘Conexão Turística’ em Sorocaba
Palestras ‘Conexão Turística’ em Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA)

A Secretaria do Turismo (Setur) inicia o ciclo de palestras “Conexão Turística”, a partir da próxima segunda-feira (15), às 18h, na Casa do Turista. As inscrições estão abertas pelo link: https://tinyurl.com/conexaoturistica. O objetivo do encontro é conectar profissionais do “trade turístico”, para compartilhar informações com quem trabalha nesse nicho de mercado e mostrar o que Sorocaba tem de atrativo para turistas, principalmente nos períodos de férias, quando é comum o aumento de visitantes na cidade. Outras informações sobre o ciclo de palestras “Conexão Turística” podem ser adquiridas pelo telefone (15) 3233-2043 ou pelo e-mail [email protected]. A Casa do Turista, sede da Setur, fica na Rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, no bairro Santa Rosália.

Nova adutora

O pacote de obras “Araçoiaba 2.0” reúne um conjunto de investimentos em 20 iniciativas espalhadas por diferentes áreas — como infraestrutura, saúde, educação, mobilidade, segurança, meio ambiente, esporte e lazer — na cidade, que alcançam mais de 20 bairros. A mais recente é a implantação de uma nova adutora com captação no rio Sarapuí, na divisa com Salto de Pirapora, que será interligada ao sistema de tratamento de água no bairro Jundiaquara. A adutora vai garantir mais água, regularidade no abastecimento e segurança hídrica.

Município VerdeAzul

Ainda na cidade vizinha e tratando de meio ambiente, Araçoiaba da Serra conquistou o 2º lugar no Programa Município VerdeAzul (PMVA), atingindo 95,5 pontos, a maior pontuação já registrada pelo município, e ficando entre os principais destaques ambientais do Estado de São Paulo. O reconhecimento foi entregue no dia 9 de dezembro, durante a Cerimônia de Entrega de Benefícios aos Municípios Paulistas, no Palácio dos Bandeirantes.

Internação involuntária

Os impactos do decreto municipal que possibilita a internação involuntária de dependentes químicos na política de saúde mental de Sorocaba será foco de audiência pública da Câmara Municipal na manhã de hoje (12), no plenário da Casa. A iniciativa contará com a presença de especialistas da área, incluindo representantes do Flamas (Fórum da Luta Antomanicomial de Sorocaba). A Prefeitura de Sorocaba decretou estado de emergência e autorização excepcional para a internação em 24 de outubro, com vigência de 90 dias, e o jornal Cruzeiro do Sul fez uma reportagem a respeito no dia 28 de outubro.

Parque em Matadouro

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou na noite de terça-feira (9) uma audiência pública para discutir a implantação do Parque das Artes no antigo matadouro municipal. O encontro, aberto à população, buscou debater caminhos para a recuperação do prédio histórico — hoje deteriorado — e para sua transformação em um novo espaço cultural da cidade, conforme projeto de lei já em tramitação.

Motoristas mulheres em app

Foi publicada no Jornal do Município a Lei nº 13.386, na edição de terça-feira (9), que obriga as empresas de transporte por aplicativo cadastradas em Sorocaba a disponibilizarem, em seus sistemas, uma ferramenta que permita às passageiras escolherem motoristas do sexo feminino. A medida, de autoria do vereador Rogério Marques (Agir), busca ampliar a segurança das mulheres durante deslocamentos urbanos.