Informação Livre
FUA recebe visita dos oficiais do 55º BPM/I
Os oficiais do 55º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Sorocaba, estiveram ontem (25), na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Os capitães Fernando Pedroso Wey e Djenipher Delline Castro Benedito e o tenente-coronel Rodrigo Pezato, o comandante da unidade, foram recebidos por diretores da FUA. Estavam presentes Marco Aurélio Laham Dottore, José Oswair Drigo, Hélio Sola Aro, Laelso Rodrigues e Valdir Euclides Buffo Junior, além do coronel da reserva Antônio Valdir Gonçalves Filho. Na conversa, foram tratados diversos assuntos, como a importância da instalação de um segundo batalhão da PM em Sorocaba. Localizado na avenida General Osório, 986, Vila Trujillo, a unidade tem pouco mais de três meses de funcionamento com bons resultados em um trabalho realizado em parceria com a comunidade.
Agenda estratégica
O Lide Sorocaba - Grupo de Líderes Empresariais promove um evento no começo do mês que vem na cidade, no âmbito do Fórum de Desenvolvimento Regional. O foco será sobre gestão e atração de investimentos. Segundo os organizadores, trata-se de uma agenda estratégica que irá contar com a presença confirmada de mais de 10 prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O evento será no dia 5 de dezembro, das 8h às 12h, na avenida Ireno da Silva Venâncio,199, em Votorantim.
Melhorias para o Caguaçu
Moradores e motoristas que trafegam nas estradas do entorno da Estrada dos Martins, bairro Caguaçu, reclamam de buracos e falta de manutenção da via, o que prejudica o trânsito local. Ciente do problema, o vereador Dylan Dantas (PL) protocolou um requerimento solicitando providências para melhorar as condições de trafegabilidade. No documento, ele questiona a Prefeitura de Sorocaba sobre a previsão de envio de máquinas para nivelamento e correção das vias, além de pedir informações sobre a disponibilidade e possível aplicação de material asfáltico, a fim de amenizar os danos e garantir melhores condições de circulação.
Acap é de utilidade pública
Entidade que atua no acolhimento de pessoas em situação de rua, a Associação Christã de Assistência Plena (Acap) foi declarada de utilidade pública por meio da Lei nº 13.375, de 14 de novembro de 2025, de autoria do vereador João Donizeti (União), já publicada no Jornal Município de Sorocaba. Fundada em 1996, a Acap desenvolve ações de abrigo, orientação e acompanhamento multidisciplinar, oferecendo suporte à superação da vulnerabilidade social.
Ciclomotores e bikes elétricas
Em resposta a um requerimento protocolado pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos), a Secretaria de Mobilidade de Sorocaba afirmou que o município terá de adequar, até 31 de dezembro, ciclomotores e bicicletas elétricas às regras da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 996/2023. De acordo com a resposta, a resolução do Contran estabelece que ciclomotores e bikes elétricas deverão estar registrados, licenciados e emplacados até o fim de 2025. A partir dessa data, a fiscalização de trânsito será intensificada, com aplicação das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para quem circular em desacordo com a legislação, incluindo multas, pontos na CNH e retenção do veículo, conforme o caso.