Informação Livre
Itu recebe maquinário agrícola do governo estadual
A cidade de Itu foi contemplada com uma retroescavadeira pelo Governo do Estado de São Paulo. A entrega aconteceu na manhã de terça-feira (23), em Campinas, durante evento realizado na Fazenda Santa Eliza, como parte do programa Patrulha Rural, lançado pelo Governo do Estado para apoiar municípios paulistas com equipamentos agrícolas. Ao todo, foram entregues 304 máquinas para mais de 250 cidades, entre elas rolos compactadores, pás carregadeiras, tratores agrícolas, retroescavadeiras e roçadeiras hidráulicas.
Feira de profissões
A USP realiza gratuitamente, a partir da próxima quarta-feira (1º), a edição 2025 da Feira USP e as Profissões em formato digital. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular sem a necessidade de inscrição prévia. A programação completa pode ser acompanhada no site uspprofissoes.usp.br/feira a partir de quarta, às 7h.
“Visite a Câmara”
A Câmara Municipal de Alumínio realiza amanhã (26) a abertura do programa “Visite a Câmara”. O evento terá início às 9h30 no Plenário Vereador Orlando Silva e contará com a presença do Presidente da Câmara Prof. Jediel de Carvalho e de alunos da Escola SESI do município. O programa busca estimular o interesse dos estudantes pela política e pelo exercício da cidadania, além de incentivar a interação entre os vereadores e a comunidade escolar, associações e instituições do município. A Câmara fica na rua Hamilton Moratti, 10, Vila Santa Luzia.
Pacientes com lúpus
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na quarta-feira (24), um relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sobre projeto que dispensa o prazo de carência para a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade a pacientes com lúpus e epilepsia (PL 2.472/2022). A legislação atual dispensa segurados do INSS com tuberculose ativa, hanseníase e câncer de contribuir por 12 meses com a Previdência Social antes de ter acesso ao auxílio-doença e à aposentadoria por incapacidade.
Vagas de saúde
O vereador Daniel da Farmácia (PL) solicitou informações à Prefeitura de Votorantim sobre a Central de Regulação de Vagas Municipal, responsável por organizar o acesso da população aos serviços de saúde. Segundo o parlamentar, o sistema atual apresenta falhas operacionais, demora no atendimento e problemas de comunicação, gerando reclamações constantes dos munícipes. Daniel destacou ainda que o PPA (Plano Plurianual) de 2022 a 2025 já previa a reformulação da central, mas que até o momento os avanços são limitados.
Horários de creches
O vereador Luciano da Camps (Republicanos) solicita que a Prefeitura de Votorantim avalie a possibilidade de estender o horário de funcionamento dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), que atualmente atendem das 7h às 16h. Segundo o vereador, a ampliação até às 19h beneficiaria famílias que trabalham em horário comercial, geralmente das 8h às 18h, especialmente mães solo e responsáveis que não contam com rede de apoio.