Informação Livre
Sorocaba instala usinas fotovoltaicas em UBSs e na Policlínica
A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a CPFL Piratininga, iniciou a instalação de usinas fotovoltaicas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica. Os trabalhos começaram na semana passada nas UBSs Ulisses Guimarães e Márcia Mendes, com execução da empresa Volts Ampere. Ao todo, 19 UBSs e a Policlínica serão contempladas. O projeto, sem custo para o município, foi viabilizado por meio de chamada pública da CPFL, com investimento de R$ 2,8 milhões. A economia anual estimada é de até R$ 800 mil em energia elétrica. O programa também prevê troca de lâmpadas por modelos de LED, retrofit de aparelhos e outras adequações, promovendo eficiência energética e uso de energia limpa nas unidades de saúde.
Mutirão ‘Meu Pai Tem Nome’
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realiza, no dia 16 de agosto, o mutirão nacional “Meu Pai Tem Nome”, que oferece exames gratuitos de DNA, orientação jurídica e encaminhamento para reconhecimento voluntário de paternidade. Em Sorocaba, o atendimento acontecerá na sede da Defensoria Pública, localizada na praça Carlos de Campos, 110, Centro, próxima ao Mosteiro de São Bento. A ação, promovida pelo Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais), será realizada simultaneamente em mais de 50 unidades da Defensoria em todo o Estado.
...como participar
Para participar, é necessário fazer inscrição prévia por meio de formulário disponível no site da Defensoria Pública. O objetivo é facilitar o reconhecimento de paternidade e garantir o direito à identidade, ao vínculo familiar e ao acesso a benefícios legais. No dia do mutirão, não será exigida avaliação financeira dos participantes, salvo em caso de necessidade de ajuizamento de ação judicial. Outras informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: https://shre.ink/xMFV.
Provas adaptadas
A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que retoma a obrigatoriedade de adaptação das provas físicas em concursos públicos para pessoas com deficiência. A exigência constava do Decreto 9.508/18, mas foi retirada pelo 9.546/18, que também permitiu, conforme o edital, aplicar os mesmos critérios de aprovação a todos os candidatos. O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1064/18 suspende o decreto mais recente e resgata a norma anterior. A proposta reúne textos da ex-deputada Mara Gabrilli (hoje senadora), do ex-deputado Eduardo Barbosa (falecido) e de outros três projetos. Segundo o relator, o decreto atual
Qualificação profissional
A cidade de Itapeva deverá receber em breve uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A implantação foi viabilizada pela doação de um terreno, autorizada pela Lei nº 5.249, de 21 de maio de 2025, após aprovação na Câmara Municipal. A nova unidade será construída na Vila Isabel, ao lado da Escola Sesi, e contará com salas de aula, laboratórios, auditório, quadras esportivas e áreas administrativas. Com previsão de atender cerca de 9 mil estudantes por ano, a escola oferecerá cursos nas áreas de Bem-estar, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia da Informação, Gastronomia e Nutrição, Design e Arquitetura, Hotelaria e Turismo, Fotografia, Teatro e Ensino Médio Técnico.