Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Saae faz manutenção nos CDs da Vila Santana e Vila Barão amanhã

08 de Julho de 2025 às 23:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO/SAAE SOROCABA)

O Saae Sorocaba realiza, nesta quinta-feira (10), manutenções preventivas nos Centros de Distribuição da Vila Santana e Vila Barão, na zona norte. Os serviços exigem interrupções temporárias nas operações para testes, revisão e troca de componentes. Das 8h30 às 11h30, será afetado o CD Vila Santana, que atende os bairros Vila Santana, Jd. Marco Antônio, Jd. Santa Rosália, Jd. Sorocabano e Vila Adélia. Das 13h às 16h, a paralisação será no CD Vila Barão, que abastece Altos do Trujillo, Vila Barão, Vila Carol, Jd. Imperial, Vila Angélica, Jd. Siriema, Vila Carvalho, Jd. Nova Esperança, Jd. Brasilândia, Jd. Ana Maria, Jd. Zulmira, Jd. Humberto de Campos, Vila Sônia e Vila Olímpia. O Saae recomenda manter as caixas d’água cheias e economizar durante o período. Informações: 0800 770 1195 (gratuito) ou 3224-5800.

Conteúdos ofensivos

A Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga plataformas digitais a retirarem conteúdos que exponham crianças ou adolescentes a discriminação ou risco à integridade, após notificação da vítima ou responsável.A medida altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e vale também para maiores de 18 anos na data do pedido. O texto, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), foi aprovado com substitutivo da relatora Laura Carneiro (PSD-RJ), que excluiu trechos sobre consentimento dos pais e “direito ao esquecimento” para adolescentes. A proposta também modifica o Código Civil para reforçar o dever dos pais em proteger a integridade e os dados dos filhos. O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Remoção de árvore invasora

A Prefeitura de Itu declarou a Leucaena leucocephala (Leucena) como espécie invasora e iniciou sua remoção gradual em áreas públicas, conforme Decreto nº 4.400/2025. Originária da América Central, a planta ameaça a vegetação nativa ao impedir o crescimento de outras espécies. A erradicação ocorrerá em parques, áreas verdes e zonas de preservação, com métodos mecânicos e plantio de árvores nativas. A retirada só será feita quando não houver ninhos ou colmeias. Em imóveis particulares, o corte dependerá de autorização da Secretaria de Meio Ambiente, mediante protocolo com fotos. Também serão promovidas ações educativas e treinamentos para moradores e profissionais.

Poupatempo

Os 245 postos do Poupatempo no Estado de São Paulo estarão fechados nesta quarta-feira (9), feriado estadual da Revolução Constitucionalista. O atendimento presencial será retomado na quinta-feira (10), mediante agendamento prévio obrigatório. Durante o feriado, os serviços digitais seguem disponíveis por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br, do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR e dos totens de autoatendimento, instalados em 642 municípios. Ao todo, são cerca de 3,7 mil serviços acessíveis online.