Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Deputados analisam projeto que pune uso indevido do cordão de girassol

30 de Junho de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA SP)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou o Projeto de Lei 3243/24, que regula o uso do cordão de girassol por pessoas com deficiência oculta. O cordão deverá ser acompanhado de um cartão com identificação, podendo incluir um QR code para comprovar a deficiência. O projeto prevê punição para quem usar o cordão indevidamente, classificando como uso de documento falso. A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e seguirá para votação no Plenário.

 

Gpaci

O hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), de Sorocaba, recebeu R$ 45 mil de um leilão realizado durante a a 7ª edição do Gridmeet, que aconteceu no dia 7 de junho, em Votorantim, promovido pelo Bandeiras Centro Empresarial promoveu, em parceria com o Porsche Club Sorocaba, que reuniu entusiastas da marca. O cheque foi entregue no dia 13 de junho, com a presença de Maria Lúcia, presidente do Gpaci, e de Claudia dos Santos, diretora da instituição. Representando os organizadores e apoiadores, também estiveram presentes Alexandra Abreu, Afonso Quadra e Adriano Torres. O Gpaci é referência em tratamento de câncer infantil.

Botão do pânico

O Projeto de Lei 653/2025 propõe o uso do botão do pânico para proteger mulheres vítimas de violência doméstica. Por decisão da Justiça ou da polícia, elas poderão ser incluídas em programa de acionamento policial para socorro imediato. O Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP) será destinado a vítimas sem smartphone ou que não possam pagar internet móvel para usar o aplicativo equivalente. Segundo o deputado Benes Leocádio (União-RN), a proposta visa garantir proteção prioritária e fiscalizar o cumprimento das medidas de afastamento do agressor. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado por quatro comissões da Câmara.

Campanha do Agasalho

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu continua recebendo doações para a Campanha do Agasalho 2025. As contribuições podem ser feitas em diversos pontos de coleta espalhados pela cidade. Podem ser doados agasalhos, roupas, sapatos, meias, edredons e cobertores em bom estado. Entre os postos de coleta estão: Prefeitura, unidades do Funssol (Centro e Cidade Nova), Instituto Cidade Nova, Colégio Forte Castelo, Sesi, Sicoob, Pague Menos, CCPs (Centro e Cidade Nova), CIS, Câmara, Plaza Shopping Itu, Assembleia de Deus, Residencial das Flores, Melhor Idade, Secom e condomínios Terras, Portal da Vila Rica e Portal de Itu.

Poupatempo

O Poupatempo de Itapetininga completa 11 anos nesta terça-feira (1º). Desde a abertura, já realizou 1,5 milhão de atendimentos, sendo 30,4 mil somente nos cinco primeiros meses de 2025. Para atendimento presencial, é obrigatório agendar data e hora gratuitamente pelo site (www.poupatempo.sp.gov.br), app Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11) 95220-2974. Os serviços incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, entre outros. O Poupatempo está na rua Alfredo Maia, 612, centro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.