Informação Livre
PAs de Iperó terão pediatras aos finais de semana a partir de julho
Os Pronto Atendimentos (PAs) do Centro e de George Oeterer, em Iperó, passarão a contar com atendimento pediátrico aos fins de semana. O serviço começará a funcionar no dia 5 de julho e estará disponível das 7h de sábado até às 7h de segunda-feira, oferecendo atendimento de urgência e emergência para crianças. Segundo o secretário da Saúde, Lúcio Gonçalves da Silva Filho, a iniciativa é especialmente importante durante o inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias.
Área abandonada
O vereador Alexandre da Horta (Solidariedade) solicitou à Prefeitura de Sorocaba o fechamento de uma área entre as ruas Arlindo Luz e Prudente de Moraes, próxima à Praça Franck Speers (Largo do Líder). Segundo o vereador, o local, de propriedade do Grupo Rumo, está abandonado, com acúmulo de lixo e presença de usuários de entorpecentes, trazendo riscos à saúde e à segurança. Ele destaca que uma entidade protetora de animais nas imediações também é afetada pela situação.
Morro da Mariquinha
O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Sorocaba informações sobre o Morro da Mariquinha e sugerindo a criação de um parque no local. Ele destaca o valor ambiental, paisagístico e simbólico do morro, que é um dos marcos visuais mais representativos de Sorocaba. Moradores do Jardim Alcolea relataram a ocorrência frequente de incêndios na área, que afetam a fauna e a flora local. O vereador questiona se a área é pública ou particular e se há estudos para sua recuperação ambiental, além de propor que o Executivo estude a criação do parque.
Escoamento
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Luis Santos (Republicanos), solicita à Prefeitura a construção de um travessão para escoamento de água na rua José Vieira Roberto, no bairro Horto Florestal. Segundo o parlamentar, os moradores enfrentam acúmulo constante de água pluvial e esgoto, gerando mau cheiro e sujeira. Luis Santos apresentou indicação na Câmara cobrando uma solução eficaz para o problema.
Passagens aéreas
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante gratuidade em voos nacionais para autistas e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O texto, de autoria do ex-deputado Milton Vieira, foi aprovado na forma de substitutivo da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), que também estendeu o benefício ao acompanhante, com desconto de 50%, quando comprovada a necessidade, e proibiu a cobrança pelo transporte de equipamentos médicos. A proposta prevê ainda que a comprovação de deficiência e vulnerabilidade deve ocorrer sem burocracia excessiva. O projeto segue para análise de outras comissões e, depois, do Senado.