Informação Livre
Curso de férias no Sesi Sorocaba
A Escola Sesi Sorocaba está com inscrições abertas até 30 de junho para o curso gratuito de férias em Programação e Robótica Módulo 1. As aulas serão realizadas de 1º a 10 de julho, em formato intensivo, com turmas para crianças de 8 a 11 anos e adolescentes de 12 a 15 anos. Os participantes vão aprender programação por blocos com o software Microsoft MakeCode e desenvolver projetos com a placa Micro:bit. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis no site www.sesisp.org.br/inscricao. Outras informações pelos telefones (15) 3388-0419 e (15) 3388-0420, WhatsApp (15) 99761-0739 ou e-mail [email protected].
Espaço gratuito
O Sebrae-SP de Sorocaba oferece gratuitamente um espaço de coworking para empreendedores da cidade e da região. O local conta com mesas de trabalho, salas de reunião, estúdios multimídia e cabines acústicas para videoconferências, além de mentorias e capacitações. O uso é gratuito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo WhatsApp (15) 99159-3881 ou pelo link: https://outlook.office365.com/book/[email protected]. O espaço fica na avenida São Paulo, nº 1.182, bairro Além Ponte.
Inteligência artificial
Em Itapeva, o Sebrae-SP, em parceria com a Fecomercio e o Sindicato do Comércio Varejista do município, realiza no dia 17 de julho a palestra “O futuro do varejo: Como a IA pode acelerar suas vendas”, com o especialista Kurth Tonn, consultor de negócios com experiência em inteligência artificial aplicada ao varejo. O evento será das 9h às 11h, no plenário da Câmara Municipal, localizado na avenida Vaticano, 1135, Jardim Europa. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/TJVaURCEKZ.
Musicoterapia
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2763/24, que regulamenta o uso da musicoterapia como recurso terapêutico em hospitais e escolas públicas federais. A prática, que utiliza elementos musicais para promover saúde física, mental e emocional, será incluída no Programa Saúde na Escola e aplicada no tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública. O texto aprovado prevê a oferta da técnica por equipe multidisciplinar e exclui a exigência de formação específica e registro em entidade de classe. Também foram retiradas a obrigatoriedade de avaliações periódicas e a possibilidade de convênios com instituições privadas. Para virar lei, ainda precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Infração grave
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4080/24, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para classificar como infração grave o ato de atirar objetos ou substâncias de veículos em vias públicas, com multa em dobro quando houver risco de incêndio. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ficará responsável por definir quais objetos e substâncias têm potencial incendiário. Atualmente, essa conduta é considerada infração média. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.