Informação livre
Imunização garantida no Brasil
O Governo Federal garantiu a oferta de imunizantes nos últimos meses e assegurou a proteção vacinal da população brasileira, abastecendo os estoques de vacinas por todo o país. Segundo o painel de distribuição do Ministério da Saúde (MS), entre 2023 e 2024, foram enviadas mais de 643 milhões de doses a todos os estados da Federação. Anualmente, são distribuídas cerca de 300 milhões de doses de vacinas para todos os 5.570 municípios brasileiros por meio do PNI.
Carteira de Identidade Nacional...
Em 2024, foram emitidas 14,9 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN), totalizando 17,7 milhões no Brasil desde o lançamento. A CIN oferece acesso seguro (conta Ouro) a 4.500 serviços digitais no portal GOV.BR, utiliza CPF como número único e tem padrão nacional. A troca é gratuita na 1ª via e obrigatória até 2032. Documentos necessários: certidão de nascimento ou casamento. No quesito inclusão, foram 289 mil documentos emitidos e incluem símbolos de acessibilidade.
...tecnologia e utilidade
A CIN digitaliza serviços, dispensando documentos físicos. Até bebês podem ter o documento. O Governo Federal trabalha na Infraestrutura Pública Digital (IPD) para integrar dados da CIN e Gov.br, com sistemas interoperáveis e seguros. Informações completas e pontos de emissão: gov.br/identidade.
Novo apoio
Famílias de baixa renda que vivem em áreas urbanas irregulares poderão contar com novo apoio para regularizar suas moradias. A Lei 15.081/24, sancionada pelo presidente Lula, altera o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). A nova legislação amplia o alcance do programa, incluindo ações de regularização fundiária. A partir de agora, o PMCMV abrange não apenas a produção e aquisição de novas moradias, mas também a reforma de imóveis e a regularização de assentamentos urbanos e rurais. Famílias com renda mensal de até R$ 4.650 poderão ser atendidas pelas novas medidas. Além disso, caberá ao governo federal regulamentar as condições específicas para a implementação dessas ações, incluindo critérios para os beneficiários e para a contratação de financiamentos voltados à regularização fundiária.
Prova Fatecs
A prova do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) será realizada no dia 12 de janeiro, às 13h. O candidato terá cinco horas para fazer a avaliação que dá acesso às vagas do primeiro semestre de 2025. O local de prova está disponível para consulta, no site vestibular.fatec.sp.gov.br. No dia do exame, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, pontualmente. A prova contará com uma redação e 54 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas. A redação vale 100 pontos. O texto deve ser dissertativo ou narrativo, na modalidade culta da língua portuguesa.