Informação Livre
São 70 anos de dedicação ao Gabinete de Leitura Sorocabano
O Gabinete de Leitura Sorocabano celebra uma data especial: no dia 19 de outubro, Laor Rodrigues, que é conselheiro da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, da qual, inclusive, foi presidente, comemorou 70 anos de associação ao Gabinete. “Essa é uma data muito especial para todos nós. Esse marco não é apenas uma homenagem à dedicação de um sócio, mas também ao papel que ele desempenha na história e no fortalecimento da cultura local”, afirma o presidente do Gabinete, Luciano Viana de Carvalho.
Segundo Luciano, Laor Rodrigues é um associado de longa data e o que frequentou o espaço por mais tempo de forma ininterrupta. De acordo com ele, essa é uma demonstração de compromisso com a cultura, a literatura e com a comunidade local. “Ser o associado que por mais tempo frequentou o Gabinete é um feito extraordinário, refletindo uma dedicação incansável e um amor profundo pelo conhecimento e pela literatura”, destaca.
Esse tipo de reconhecimento, conforme conta Luciano, além de enfatizar a importância de pessoas como Laor, também reforça a relevância das instituições culturais como o Gabinete de Leitura Sorocabano, que há mais de um século e meio serve como um polo de cultura e educação.
Vale destacar que Laor Rodrigues está escrevendo um livro sobre a história do Gabinete.
Programa social
Mais de 40,7 mil clientes da CPFL Piratininga já recebem a Tarifa Social, que garante descontos de até 65% a consumidores de baixa renda, nas cidades atendidas na região da Sorocaba. No entanto, esse número poderia chegar a 89,2 mil, já que outras 48,5 mil famílias são elegíveis ao benefício, segundo estimativa da concessionária. A adesão dos clientes ao programa é automática e feita pela própria CPFL, mas dados divergentes e desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, podem inviabilizar a qualificação e o recebimento do benefício. O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explica que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais.
Contribuição previdenciária
A regional Sorocaba do Ciesp promoveu, no dia 15 de outubro, uma reunião plenária para abordar o tema da contribuição previdenciária sobre 1/3 de férias e os 15 primeiros dias que antecedem ao auxílio-doença e auxílio-acidente, além da apresentação do Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC). Na abertura do encontro, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, destacou as ações que a entidade vem desenvolvendo em parceria com outras entidades que beneficiam as empresas associadas.
Castração em Piedade
A Prefeitura de Piedade, por meio da Secretaria da Saúde, abre período de cadastros para o programa de castração gratuita de cães e gatos para o ano de 2025. A iniciativa visa promover o controle populacional de animais no município, além de contribuir para a saúde pública e o bem-estar dos pets. O interessado deve fazer o procedimento presencialmente no Setor de Proteção Animal, que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 195, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. É necessário apresentar documentos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, que pode ser um holerite, carteira de trabalho, registro no CadÚnico, entre outros.