Informação Livre
Primeiros nomeados
O governo de São Paulo publicou na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial do Estado a lista dos 12 mil primeiros nomeados do concurso público para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio realizado no segundo semestre de 2023. Na região de Sorocaba, são 1.510 profissionais.O concurso prevê o chamamento total de 15 mil profissionais no Estado. Esse grupo de docentes está apto a participar do processo de atribuição de aulas para o ano letivo de 2025 nas escolas e nas 91 Diretorias de Ensino previsto para o fim deste ano. O concurso prevê o chamamento total de 15 mil profissionais. A lista está disponível para consulta no site: https://doe.sp.gov.br/executivo/casa-civil/resolucao-de-26-de-setembro-de-2024-202409261251248615514
Outubro Cultural
Foi sancionada a Lei 14.988/24, que institui a Semana Cultural Interescolar, a ser promovida anualmente na primeira semana do mês de outubro em todas as escolas de ensino fundamental e médio. A lei foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (26). De acordo com a nova norma, a Semana Cultural Interescolar fará parte do calendário de ensino e deverá ser aberta à participação dos familiares dos alunos e à comunidade em geral. A lei também prevê a participação voluntária de artistas e de representantes da cultura popular nas atividades a serem realizadas pelos estabelecimentos de ensino.
Uso excessivo...
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que 72% das crianças avaliadas tiveram o aumento da depressão associado ao uso de telas. A pesquisa também apontou a diminuição do quociente de inteligência (QI) pelo uso exagerado de telas entre as crianças.
...pode prejudicar saúde mental
A psicóloga Giovanna Antunes Botazzo Delbem, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, afirma que o uso excessivo de celulares, computadores e videogames pode causar problemas para a saúde mental e desenvolver deficiências mentais e intelectuais em crianças. “Principalmente no desenvolvimento de depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)”, alerta.
Uso de Medicina nuclear...
Pessoas com síndrome de Down apresentam envelhecimento precoce e maior risco de desenvolver Alzheimer na velhice. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) realizaram um mapeamento específico nessa população utilizando técnicas de medicina nuclear para identificar a presença de neuroinflamação e da placa beta-amiloide, marcador importante da demência que se deposita entre os neurônios, provocando irritação e prejudicando a comunicação neural.
...auxilia pesquisadores
Daniele de Paula Faria, pesquisadora do Laboratório de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, destacou que esse foi o primeiro estudo no mundo a observar como se dá a neuroinflamação nessa população por meio de tomografia por emissão de pósitrons (PET), com uso de radiofármacos específicos.