Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Capela tem homenagem a João de Camargo

28 de Setembro de 2024 às 20:54
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: VINÍCIUS CAMARGO)

“Se a capela se perde, a história se perde”. É com essa frase que a coordenadora da comissão mista Viva Nhô João de Camargo, Daia Moura, explica o evento realizado ontem (28), na Capela Senhor do Bonfim, no Jardim Paulistano. Além de homenagear os 82 anos da morte do médium, ocorrida em 28 de setembro de 1942, a celebração teve como foco atrair apoio para a conclusão da restauração da capela.

A capela foi reaberta em maio, depois de uma parte da estrutura ter sido reparada, porém, segundo Daia, algumas obras da igreja precisam de intervenções de restaurações profissionais e como o acervo não é catalogado, não se sabe quais peças levadas pela enchente continuam perdidas.

Para tentar realizar esses trabalhos, terreiros de candomblé e umbanda, assim como artistas e pesquisadores decidiram se mobilizar. O encontro de ontem, teve como objetivo marcar a união das religiões de matriz africana em prol da capela, cobrar auxílio do Poder Público e chamar a atenção de interessados em colaborar com a reforma. O evento contou com celebrações religiosas, apresentações artísticas e lavagem das escadarias da igreja. A limpeza dos graus é um ato simbólico para pedir a abertura de caminhos.

Segundo Daia, a capela não é só um espaço religioso, mas um lugar que guarda as histórias de João de Camargo, da escravidão, das religiões africanas, das lutas dos negros, de Sorocaba e de muitos outros temas importantes, por isso, deve ser sempre preservada e mantida em pleno funcionamento. (Vinicius Camargo)

Festa das Nações...

Hoje, domingo (29), é o último dia da 2ª Edição da Festa das Nações no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em Sorocaba. O evento conta com uma grande variedade gastronômica da culinária de diversos países, além de shows, apresentações de danças típicas, entre outras atrações especiais.

...com entrada gratuita...

Realizada pela Amo Sorocaba, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a Festa das Nações têm entrada gratuita. Hoje as atividades têm início a partir das 11h e vai até às 22h.

...muitas atividades...

A festa conta com uma variada gastronomia internacional de países como Escócia, Japão, Espanha, Estados Unidos, Coréia, Egito, Itália, México, Portugal e Brasil, além dos costumes e tradições, com shows, apresentações de dança, gincanas, exposições, entre outras tantas atrações. Segundo a organizadora do evento, a expectativa é de reunir, nos três dias de festa, mais de 40 mil pessoas.

...e o principal objetivo

“Além de proporcionar lazer e bem-estar para a população, o propósito principal é trazer conhecimento cultural para as pessoas. Nos preocupamos em trazer artistas que apresentam artes de todo o mundo, e também decoramos o espaço com banners com curiosidades culinárias de diversos países”, explica Liane Maragatto, produtora do evento.