Informação Livre
Estado abre vagas para curso sobre IA
O programa Qualifica SP — Novo Emprego está com inscrições abertas para 2,5 mil vagas em curso de Inteligência Artificial realizado em parceria com o Google Cloud e a Fundação Apoio à Tecnologia (FAT). A demanda por profissionais qualificados em IA vem crescendo a cada dia. O salário dos especialistas em IA pode variar de R$ 15 mil a R$ 32 mil. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br/ até 22 de setembro. Podem participar moradores do estado de São Paulo com mais de 18 anos.
0 anos da Justiça do Trabalho ...
As celebrações para comemorar os 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba continuam hoje (29) e amanhã (30). Vários eventos estão sendo realizados desde o dia 20 deste mês, inclusive na Câmara dos Deputados, em Brasília, e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O tema que marca a data é “Celebrando o passado, vivenciando o presente, construindo o futuro”.
... tem mais comemoração
Além das atividades já realizadas, a programação prevê hoje (29), às 15h, a inauguração da exposição comemorativa no Fórum Trabalhista, sessão solene da Câmara de Sorocaba, às 17h, e evento acadêmico na Unip, às 19h. O encerramento será amanhã (30), no Ciesp Sorocaba, com a palestra sobre “A Construção da Sorocabana e a Criação da Justiça do Trabalho”, com presença do ministro Almir Pazzianotto e apresentação do desembargador vice-presidente do TRT15, José Otávio de Souza Pereira. Para participar não é necessário inscrição prévia. Outras informações pelo telefone (19) 3236-2100.
Liberado serviço militar...
O governo federal liberou ontem (28) o serviço militar feminino voluntário, pela primeira vez na história. O alistamento das mulheres que se voluntariarem ocorrerá no período de janeiro a junho do ano em que a voluntária completar 18 anos. Dessa forma, o primeiro alistamento feminino ficará para o início de 2025. Ao serem incorporadas, elas passam a cumprir o serviço militar de modo obrigatório, e serão sujeitas aos direitos, aos deveres e às penalidades previstas à carreira.
... para mulheres
Na decisão, também ficou previsto que as mulheres voluntárias não vão ter estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço ativo. Até agora, as mulheres eram autorizadas a entrar nas Forças Armadas por outros meios, como nas escolas que preparam oficiais. No entanto, essa participação era limitada. Somente a Marinha libera atuação delas em áreas mais combatentes, a de fuzileiros navais.