Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Espuma encobre, de novo, o rio Tietê em Salto

01 de Julho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: CORTESIA GILBERTO ESQUERDO )

O rio Tietê, em Salto, voltou a ficar tomado por espuma no domingo (30). A imagem registrada por um morador, mostra o trecho do Parque de Lavras praticamente encoberto. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), “as quedas d’água deste trecho do rio provocam turbulência da água e a formação de espuma”. Entretanto, ao contrário do que ocorre em outras cidades, em que há a necessidade de se fazer a contenção da espuma que invade as vias, Salto não tem esse tipo de problema. Segundo nota da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Salto, “essa poluição vem da Região Metropolitana de São Paulo e é decorrente da precariedade do tratamento de esgoto naquela região. Nesta época do ano, com a falta de chuvas, o rio fica com menos água e, consequentemente, os poluentes ficam mais concentrados”. A prefeitura informou que a situação está sendo monitorada e a população é orientada a não chegar perto do rio nessas condições.

Desrespeito aos símbolos pátrios...

O Jornal do Município de Sorocaba publicou no dia 17/6, a lei que proíbe “vilipêndio contra a Bandeira e demais símbolos nacionais”. É considerado vilipêndio o desrespeito e ataques proferidos à Bandeira Nacional e demais símbolos nacionais como seu pisoteamento ou destruição em atos individuais ou coletivos, além da utilização desses símbolos com zombarias, palavras chulas e palavras de ordem”.

... tem multa em Sorocaba

A lei também proíbe o uso da bandeira nacional e demais símbolos nacionais com alusão a sistemas de governos ditatoriais ou ideologias totalitárias estranhos à Constituição do Brasil, bem como substituir suas cores e formas em referências a ideologias político-partidárias em desprezo à tradição da nação”. Quem descumprir a lei, pode levar multa de R$ 7.072,00.

Cai infestação do mosquito da dengue

Votorantim registrou queda no índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como a febre amarela e Chikungunya. Segundo levantamento da Centro de Controle de Zoonoses, o índice que era de 6,16 em janeiro, caiu para 2,67 em maio. Além disso, em busca recente, os profissionais encontraram larvas do mosquito em apenas 16 das 600 casas visitadas. Mas, mesmo com a chegada do inverno, a população deve ficar atenta, porque os ovos depositados pelo mosquito podem ficar intactos por meses e originar novo ciclo da dengue, quando recomeçar ao verão.

Procon Móvel atende em vários bairros esta semana

A Unidade do Procon Móvel de Sorocaba confirmou a programação para os próximos dias. Serão oferecidos serviços para pessoas que estão em busca de uma contratação no mercado de trabalho. Hoje (2), atende, a partir das 16h, no estacionamento da Unidade de Básica de Saúde (UBS) Habiteto, durante o início das obras das áreas de lazer do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, localizado na avenida Chico Xavier, 25, no Habiteto. Já amanhã (3), das 8h30 às 12h, o PAT Móvel estará no Centro Esportivo “Padre Pieroni”, localizado na rua Dr. Américo Figueiredo, 1.186, no Jardim Simus e, na quinta-feira (4), das 8h30 às 12h, em frente ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Ipiranga, localizado na rua Santo Micheletti, 30, no Jardim Ipiranga. Na sexta-feira (5), a unidade ficará, das 8h30 às 12h, em frente à UBS São Guilherme, que fica na rua Belmiro Moreira Soares, s/nº, no Jardim São Guilherme.
O PAT também faz atendimentos sem necessidade de agendamento prévio em sua unidade fixa na rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como nas Casas do Cidadão.