Informação Livre
Rede estadual passa a ter recuperação semestral
Os alunos da rede estadual que apresentarem baixo rendimento passarão por uma recuperação semestral. A proposta de reforço é voltada a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A mudança foi anunciada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial de quarta-feira (5). Se a média das notas obtidas nos dois bimestres anteriores for abaixo de 5 em quaisquer disciplinas, o aluno deverá obrigatoriamente fazer nova prova para tentar recuperar sua nota. A recuperação prevê que, por até duas semanas, as aulas serão focadas nos conteúdos em que os estudantes tiveram mais dificuldade na Prova Paulista, que é a avaliação bimestral da Seduc-SP. A primeira prova de recuperação será no dia 5 de agosto e os estudantes da rede terão duas semanas letivas de estudos focados na revisão de conteúdos — a semana de 1º a 5 de julho, última antes das férias do meio do ano, e de 29 de julho a 2 de agosto.
Comitê paulista sobre...
O planejamento público de curto, médio e longo prazo para prevenir e combater impactos de eventos extremos ganhou novo reforço em São Paulo. Na quarta-feira (5), data que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador Tarcísio de Freitas formalizou a instauração do Comitê Gestor da política estadual de mudanças climáticas e anunciou a formação do Conselho Estadual para temas como resiliência urbana, rural e natural, redução dos gases de efeito estufa na atmosfera e contabilização e sequestro de carbono.
...mudanças climáticas
O decreto que designou os oito integrantes do Comitê Gestor foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 29 de maio. O grupo reúne representantes de oito secretarias que vão atuar de forma transversal na implementação da estratégia climática do Estado, que conta com os eixos de adaptação e mitigação, em articulação com o Palácio dos Bandeirantes. A prioridade é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tornar as cidades paulistas mais resilientes a desastres provocados por grandes inundações, deslizamentos, incêndios florestais e estiagem prolongada, entre outros.
Cursos gratuitos
Terminam hoje (7) as inscrições para os cursos de Desenvolvedor Salesforce, Desenvolvedor Microsoft ASP.NET Core, Rumo ao topo - da gestão ao lucro, Desvendando o crédito + Aprenda a fazer o plano de negócios e Sebrae Delas. Todas as oportunidades são para jovens a partir de 18 anos de idade e ensino médio completo. O processo deve ser feito por meio do endereço eletrônico www.qualificasp.sp.gov.br/tecnologia/cursos. As atividades disponíveis são no formato on-line, gratuitas e têm certificação garantida.
Vacina na praça
A Secretaria da Saúde de Itapetininga realiza hoje (7), na Praça dos Amores, das 8h às 12h, uma ação especial para a aplicação de vacina contra a gripe. Podem receber o imunizante crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de pessoas portadoras de deficiência permanente, entre outras.