Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Helicópteros e drones ajudam a recuperar a Mata Atlântica

29 de Março de 2024 às 23:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
As sementes são lançadas de drones e helicópteros em áreas protegidas do Estado de São Paulo
As sementes são lançadas de drones e helicópteros em áreas protegidas do Estado de São Paulo (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE SP)

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Fundação Florestal (FF), estão utilizando equipamentos aéreos para semear sementes da palmeira-juçara (Euterpe edulis). A espécie é nativa da Mata Atlântica. As sementes são lançadas de drones e helicópteros em áreas protegidas do Estado de São Paulo. A técnica imita a dispersão natural e reverte o risco de extinção da espécie. De acordo com a Semil, o Programa Pró-Juçara vai além da ação de repovoamento, já que inúmeras famílias são beneficiadas com pagamentos de serviços ambientais para produzir mudas específicas das palmeiras. Isso gera renda e fortalece comunidades. Só no ano passado, mais de 500 hectares foram repovoados em 16 Unidades de Conservação. E o futuro do Programa Pró-Juçara é promissor: mais sementes serão lançadas, beneficiando mais famílias e áreas de conservação, além de contribuir para a preservação de um dos principais biomas do Brasil.

Vacina chega a...

O Ministério da Saúde divulgou, na quinta-feira (28), a lista dos 154 municípios que serão contemplados com as novas remessas da vacina contra a dengue que chegarão em abril. Eles fazem parte de 11 regiões de saúde com população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Em comum, as cidades escolhidas apresentaram altas taxas de transmissão da doença nos últimos meses.

...outras 154 cidades...

As regiões que receberão as doses do imunizante contra a dengue na próxima fase são as seguintes: Central (ES); Betim (MG); Uberaba (MG); Uberlândia/Araguari (MG); Recife (PE); Apucarana (PR); Grande Florianópolis (SC); Aquífero Guarani (SP); Região Metropolitana de Campinas (SP); São José do Rio Preto (SP) e São Paulo. A vacina é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo do governo federal, pois concentra a maior proporção de internações pela doença.

...e Sorocaba fica fora

De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, a Região Metropolitana de Sorocaba ainda não é considerada área prioritária. Conforme o Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde, apenas o município sede da RMS registrava, até ontem (29), 12.267 casos notificados. O total de confirmações chegou 4.433. O município também registrava um óbito confirmado em consequência da doença e outro em investigação.


Humanização...

As equipes do programa Humanização promoveram, na quinta-feira (28), atendimentos a 53 pessoas em situação de rua, em diferentes regiões de Sorocaba. Dessas, apenas 20 aceitaram receber acolhimento na entidade Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho quente e cuidados de higiene.


...acolhe 20 pessoas

A maioria das 53 pessoas abordadas pelo programa Humanização estava nos seguintes locais: praças Mãe Preta, Carmela Fernandes e Cel. Fernando Prestes; avenidas Américo Figueiredo, Afonso Vergueiro, General Carneiro e Armando Pannunzio; ruas Suíça, XV de Novembro e Padre Luiz; além do Terminal Santo Antônio, UBS Laranjeiras, Rodoviária e Conjunto Hospitalar de Sorocaba.