Informação Livre
Sorocaba será uma das primeiras cidades a receber o programa Sine/Casa do Trabalhador
Unidade passará por reforma e adaptação conforme orientações do Ministério do Trabalho e Emprego
Reconhecida nacionalmente pelos índices de empregabilidade, Sorocaba foi destaque em encontro realizado, segunda-feira (3), no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília (DF), com a participação do diretor de Área da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional de Sorocaba, Bruno Santana, do coordenador do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Edson Salianas, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do secretário nacional de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne, além de representantes do setor de todas as regiões do Brasil.
Entre as decisões anunciadas, está o fato de que Sorocaba será uma das primeiras cidades do Brasil a ser contemplada com o programa Sine -- Sistema Nacional de Emprego/Casa do Trabalhador, que será implantada no prédio onde funciona o PAT, na região central de Sorocaba. A unidade passará por reforma e adaptação, para ficar padronizada, conforme as orientações do Ministério do Trabalho e Emprego.
Eymael visita
O deputado constituinte José Maria Eymael, de 83 anos de idade, sendo 60 anos de vida pública, visitou a Câmara Municipal de Sorocaba ontem (4), durante a sessão ordinária. Ele fez uso da tribuna e lembrou fatos da Assembleia Nacional Constituinte que votou e aprovou a Constituição de 88, além de discorrer sobre o Partido Democracia Cristã (PDC), do qual é presidente nacional. Eymael esteve acompanhado por Rubens Pavão, secretário-geral do partido.
Programa de Estado
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou ontem (4) da inauguração da Favela dos Sonhos, comunidade de 200 famílias em Ferraz de Vasconcelos que foi revitalizada pelo projeto Favela 3D, da ONG Gerando Falcões. A iniciativa reúne parcerias em torno do desenvolvimento social, econômico e digital das periferias e será aplicado como modelo para as políticas públicas de revitalização urbana da gestão estadual. “A experiência da Favela 3D tem que ser multiplicada várias vezes porque as pessoas têm que ter acesso ao que foi construído aqui. Vamos transformar o Favela 3D em um programa de governo. Mais do que isso, em um programa de Estado”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Créditos de carbono
O vereador Ítalo Moreira (PSC) está propondo à Prefeitura de Sorocaba a geração de receita por meio da venda de créditos de carbono em áreas de preservação. Com destaque para o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio) e outras áreas municipais de conservação, a proposta visa valorizar as ações de proteção ambiental e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. O PNMCBio, uma unidade de conservação de proteção integral, é reconhecido por sua importância na preservação da fauna e flora típicas da região e na ampliação da proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba. Segundo Ítalo, a área possui grande potencial para a geração de créditos de carbono, uma vez que contribui para a redução de emissões de gases poluentes.