Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Manga nomeia nova titular na Secretaria da Educação

Antes dela, Luciana Mendes da Fonseca, da Secretaria de Administração (Sead), atuou como secretária interina

09 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARQUIVO SECOM SOROCABA)

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) nomeou Marlene Manoel da Silva Leite como titular da Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba, após a Justiça manter o afastamento de Marcio Bortolli Carrara. A portaria que confirma a indicação foi publicada no Jornal do Município de quarta-feira (7), e Marlene assumiu oficialmente o cargo na quinta-feira (8).

Antes dela, Luciana Mendes da Fonseca, da Secretaria de Administração (Sead), atuou como secretária interina. O afastamento de Carrara foi resultado de uma decisão judicial, publicada em 22 de maio, baseada em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP), com a colaboração dos promotores Cristina Palma e Eduardo Francisco dos Santos Junior. A ação aponta suspeitas de superfaturamento e direcionamento na licitação conduzida pela Prefeitura para a compra dos kits Maluquinhos por Robótica, que totalizaram mais de R$ 26 milhões. Além do afastamento do ex-secretário, a Justiça também solicitou o bloqueio de bens de Manga e da empresa Carthago Editorial, responsável pelo fornecimento dos materiais.

Construção civil

A Regional Sorocaba do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP) sediará a Rodada de Inovação da Construção, na próxima quarta-feira (14). O evento é dedicado à divulgação de novas soluções técnicas e inovações nos projetos de obra e manutenção predial aos profissionais da área. “A Rodada visa fomentar negócios e o networking, reunindo fornecedores de expressão no mercado nacional. É uma excelente oportunidade para as construtoras de Sorocaba e região no sentido de buscar inovações e soluções para melhorar a produtividade e elevar ainda mais os padrões de qualidade de seus empreendimentos”, explica o diretor da Regional do SindusCon-SP de Sorocaba, Elias Stefan Júnior. O encontro será realizado das 8h30 às 16h, no Grand Hotel Royal, à rua Dr. Álvaro Soares, 451, no Centro, e tem participação gratuita para as construtoras.

Fiscalização

A Coordenação-Geral de Fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou uma nova lista com 16 processos de fiscalização, envolvendo 27 instituições que estão sob investigação do órgão, entre eles TikTok, Telegram e WhatsApp. Os processos buscam analisar a adequação dessas empresas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A única operadora na lista é a Claro, investigada para que a ANPD verifique se ela cumpre as regras de tratamento de dados previstas na LGPD. Na lista também estão sete órgãos públicos, como Serpro, Ministério da Justiça, INSS e Dataprev. A lista completa das empresas citadas encontra-se no site da ANPD (www.gov.br/anpd/pt-br).

Interdição adiada

A CCR ViaOeste decidiu adiar a interdição no dispositivo de acesso e retorno localizado no km 50+660 da rodovia Castelo Branco, no trecho de Araçariguama, previsto para esta segunda-feira (12). A concessionária explica que, para evoluir com as obras em andamento, será necessário fazer interdição do acesso no sentido interior e, para garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores, está em andamento com novos estudos para realizar a obra nesse trecho de forma a gerar menor impacto aos que trafegam na região. Ainda não há nova data prevista.