Informação Livre
São Paulo tem queda no número de casos de dengue
O período de maior transmissão da dengue começa no final da primavera e se estende até o início do outono
O estado de São Paulo registrou de janeiro até o último dia 16 de março, 35,6 mil casos de dengue e 25 óbitos ocasionados pela doença, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No mesmo período de 2022, foram confirmados 41 mil casos e 39 óbitos. O período de maior transmissão da dengue começa no final da primavera e se estende até o início do outono, quando as condições climáticas são mais favoráveis à proliferação do vetor.
SP prepara protocolo
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo prepara um protocolo de atendimento para enfrentamento do chamado “golpe do amor”. As polícias trabalharão integradas, com trocas de informações, para fazer frente aos sequestros que começam nos aplicativos de relacionamento. O protocolo não foi detalhado para preservar o método de trabalho e inteligência policial, mas já apresenta resultados em testes de seu projeto piloto. Desde o início do ano, 50 sequestradores foram presos. Um dos pontos das tratativas com os bancos é a ativação da localização durante a transferência via Pix.
Contra golpe do amor
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, conta que 70% dos sequestros que utilizam o Pix como método de extorsão começam com os aplicativos de relacionamento. Por isso, a iniciativa da criação de um protocolo. “Estamos diante de uma modalidade criminosa nova. Isso está no radar e é prioridade. Por isso, fizemos várias tratativas com instituições bancárias, das quais derivou nosso novo protocolo”, afirma Derrite.
Segundo lote
A Câmara Municipal de Votorantim entregou à Apae Votorantim, na quinta-feira (23), o segundo lote com as doações recebidas dos munícipes durante os 20 dias do mês de março. Neste lote, havia roupas de adultos, jovens e crianças, além de calçados, cobertores, além de brinquedos e itens de alimentação e higiene. No dia 27 de fevereiro, a Câmara entregou o primeiro lote, com vários itens. Assim como o primeiro, o segundo lote de donativos foi entregue à Mônica Marsal, gestora da entidade.
Mais Médicos
Uma emenda da deputada federal Rosana Valle (PL-SP) foi protocolada nesta semana em Brasília-DP para proibir que o governo brasileiro volte a financiar a ditadura cubana por meio do programa Mais Médicos, ressuscitado neste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A parlamentar defende que o pagamento aos médicos cubanos seja de forma direta, sendo vedado o recebimento via entidade, como no passado. Entre 2013 e 2017, a organização cubana lucrou R$ 7,1 bilhões com o Mais Médicos. A expectativa de Rosana é que a emenda seja acatada pelo deputado relator indicado pela Câmara para elaborar o parecer sobre a Medida Provisória 1.165/2023. Em seguida, a matéria será votada em Plenário e, caso aprovada, segue para sanção presidencial.
IML
O deputado Carlos Cezar (PL) solicitou à Secretaria de Segurança Pública, por meio de uma indicação, providências urgentes referentes à implantação de uma nova sede e a ampliação da capacidade de atendimento do Instituto Médico Legal (IML) em Sorocaba. Embora os pedidos de melhorias na estrutura dos serviços venham de longa data, alvo inclusive de ações judiciais e de um anúncio sobre a construção de um novo prédio pelo Governo do Estado em 2021, o cenário não se modificou até o presente momento.