Informação Livre
São Paulo abre mais de 21 mil novas empresas somente em janeiro
O número também é 7,8% maior se comparado com o mesmo mês do ano passado
Janeiro de 2023 é o mês com maior número de abertura de empresas no Estado de São Paulo. Foram registrados 21.292 novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), conforme a Junta Comercial do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
No cálculo não estão incluídos os microempreendedores individuais (MEIs), pois o registro desta categoria é de competência federal. Mesmo sem esta parcela de empresas, este foi o melhor desempenho desde o início da série histórica, em 1998.
O número também é 7,8% maior se comparado com o mesmo mês do ano passado. Por atividades econômicas, os setores que mais abriram CNPJs foram comércio e reparação de veículos de carros e motos (24,07%), atividades administrativas e serviços complementares (13,34%) e atividades profissionais, científicas e técnicas (12,31%).
Movimento nas rodovias
Rodovias da região de Sorocaba tiveram maior movimento de veículos nesta terça-feira (21) no retorno do feriado do Carnaval. O horário de tráfego mais intenso foi à tarde e à noite. Conforme a concessionária ViaOeste, também deve haver fluxo maior na manhã desta quarta (22). A estimativa, na semana passada, era de 830 mil veículos no sistema Castello-Raposo Tavares na Operação Carnaval.
Pequenos produtores
A Fundação Vanzolini apresentou à ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado São Paulo, Antonio Junqueira, um aplicativo para pequenos produtores rurais que facilita a venda seus produtos em suas regiões.
Para o secretário, o plano de ampliar o mercado digital é essencial para melhorar a vida de pequenos e médios produtores. A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida por professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com o propósito de desenvolvimento sustentável do Brasil.
Remédios
O Ministério da Saúde enviou kits com medicamentos e outros insumos para a região do litoral norte de São Paulo, área afetada pelas chuvas neste fim de semana. Os kits de apoio contêm 25 tipos de medicamentos e 13 diferentes insumos para populações em situação de emergência. De acordo com o Ministério da Saúde, os kits atendem cerca de 4,5 mil pessoas durante um mês. A Farmacêutica Cimed também informou que doou 4 mil caixas de remédios para a região.
Solidariedade e Pros
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, por unanimidade, o pedido de incorporação do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pelo Solidariedade. Com a decisão, tomada na semana passada, o Pros fica extinto. Os requisitos para o processo estão previstos na Resolução TSE nº 23.571/2018 e na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).
Com a incorporação, segundo o relator do processo, ministro Raul Araújo, passa a contar como do Solidariedade a soma dos votos obtidos pelo Pros nas eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados, “para efeito da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao rádio e à televisão”.