Informação Livre
Secretário estadual de Turismo visita São Roque
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, visitou São Roque. Acompanhado pelo Diretor do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer de São Roque, Luiz Américo Liza Jr., e sua equipe, Lucena percorreu a Estrada do Vinho e acompanhou a tradicional pisa da uva. Na Prefeitura, falou sobre os desafios para o turismo em estadual e a evolução de São Roque como Estância Turística, além dos planos de fomento e desenvolvimento. Na foto, Lucena está de camisa azul claro ao lado de Liza Jr.
Volta às aulas
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário da Educação, Renato Feder, acompanharam na sexta-feira (3) a volta às aulas na Escola Estadual Professor Rômulo Pero, na zona norte da capital. Ao todo, 3,3 milhões de estudantes retornaram às salas de aula das mais de 5,3 mil escolas da rede estadual de São Paulo. Em todo Estado, alunos foram recebidos com atividades de acolhimento que promovem inclusão e integração nas primeiras semanas do ano letivo.
Mais professores
A Rede de Educação de São Paulo terá, em breve, mais 15 mil professores. Enquanto prepara as contratações, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a ampliação das escolas de ensino de tempo integral segue em estudos. No momento, o governo
faz um inventário sobre a estrutura das unidades já criadas. A escola integral, modelo considerado essencial por educadores, sofreu expressiva ampliação no ano passado e, agora, enfrenta algumas dificuldades.
Variação
O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação negativa de -0,06% em janeiro de 2023 e acumula alta de +8,67% em 12 meses. Os dados são do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado para os necessários orçamentos, quadros e áreas para acompanhar o Registro de Incorporação dos empreendimentos.
Energia solar
O Estado de São Paulo pode se tornar o principal gerador de energia solar, segundo o coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Pedro Drumond Junior. O Estado ocupa, atualmente, o segundo lugar em número de sistemas fotovoltaicos instalados, atrás apenas de Minas Gerais. São Paulo possui 2.140,4 megawatts de energia solar instalada, o que representa 13,1% de toda a geração distribuída no país. A geração de Minas Gerais é de 2.310,4 megawatts (14,1%).
Investimento
A Sun Mobi anunciou o investimento de R$ 23 milhões na implementação de uma usina solar fotovoltaica em Taubaté, no Vale do Paraíba. A empresa, que presta serviço de venda de energia solar por assinatura, investe para ampliar sua atuação no Estado de São Paulo, onde já opera outras duas unidades de produção de energia, em Porto Feliz e Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba. A nova usina fornecerá energia a imóveis comerciais e residenciais de 28 cidades do estado na área de concessão da EDP São Paulo, que inclui municípios como Guarulhos e São José dos Campos.