Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Índice Ceagesp prevê altas de preço em produtos hortifrutis

A tendência é de os produtos oriundos dessas regiões sofrerem redução na quantidade ofertada, podendo acarretar alta de preços

13 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: VALTER CAMPANATO / AGÊNCIA BRASIL)

 

O índice de preços Ceagesp divulgado ontem (12) informa que as fortes chuvas da última semana de novembro, que atingiram os estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia e Espírito Santo, trouxeram perdas aos produtores e danos à infraestrutura de escoamento da produção. A tendência é de os produtos oriundos dessas regiões (especialmente mamão, manga, coco verde, maçã, chuchu, cebola e batata) sofrerem redução na quantidade ofertada, podendo acarretar altas de preços caso a oferta desses itens não se normalize no mês corrente ou ocorram outros eventos climáticos similares, pois em dezembro começam os ciclos das chuvas e isso pode afetar as culturas mais sensíveis.

Agronegócio

Estudo publicado pela revista Exame em parceria com a Urban Systems consultoria, coloca Itapetininga como o 22ª no ranking das melhores cidades do País para se fazer negócios no agronegócio. Foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes a infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. A análise foi feita com dados referentes até outubro deste ano. Simone Marquetto, deputada federal eleita, comemorou o feito em suas redes sociais. Enquanto prefeita de Itapetininga, Marquetto implantou o selo SISBI, para que produtos 100% Itapetininga de origem animal, possam ser comercializados em todo País.

Novos sargentos

O Curso Superior Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública formou ontem (12) 657 sargentos, 558 homens e 99 mulheres. Os sargentos são o elo entre os comandantes e a tropa. A solenidade aconteceu na Escola Superior de Sargentos, na zona leste da capital, e contou com a presença do governador eleito, Tarcísio de Freitas, e do futuro secretário de Segurança Pública, deputado Guilherme Derrite. “São quase 700 sargentos prontos para o combate, trabalho e dedicação, agindo dentro da legalidade e legitimidade da polícia comunitária”, disse o atual secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Fiscalização

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipen-SP) realizou no período de 21 de novembro a 2 de dezembro, a operação “Pente Fino”, que avaliou o peso dos produtos destinados à ceia de final de ano, em supermercados de pequeno, médio e grande porte na capital e nas cidades de Sorocaba, Araçatuba, Avaré, Bauru, Campinas, Catanduva, Indaiatuba, Limeira, Olímpia, Registro, São José do Rio Preto, e Votuporanga. Em Sorocaba, foram identificados problemas no peso de alguns produtos. O resultado está em
https://www.ipem.sp.gov.br/images/07imprensa/IpemSP_OpPenteFino2022_irregularidades.pdf.

Mesa diretora

A Câmara de Salto definiu ontem (12) a composição de Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. O vereador Edival Pereira Rosa “Preto” foi eleito presidente; Daniel Fraga Moreira Bertani será o vice-presidente; Vinícius Saudino de Moraes ocupará o cargo de 1º secretário e Antônio Cordeiro dos Santos assumirá como 2º secretário.

Dia da Bíblia

Comemorado anualmente no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi celebrado ontem (12) à noite, em sessão solene da Câmara de Sorocaba, por iniciativa do vereador Luis Santos (Pros). A data integra o calendário oficial do Brasil e foi incorporada ao calendário oficial de Sorocaba por intermédio da Lei nº 5.553, de 12 de janeiro de 1998, de autoria do então vereador Moacir Luis de Oliveira.