Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Multivacinação termina nesta quarta (30) sem atingir a meta

A ação é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos

30 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS)

Prorrogada por duas vezes, a Campanha Nacional de Multivacinação termina hoje (30) sem atingir a meta de 95% de vacinação. A ação é destinada para crianças e adolescentes de até 15 anos. Estão disponíveis nos postos de saúde as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, rotavírus, a pentavalente -- contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo B -- também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.

Pedido de CEI

O ex-vereador Irineu Toledo (Republicanos), de Sorocaba, protocolou ontem (29) um pedido de investigação na Comissão de Ética, da Câmara de Sorocaba, contra o parlamentar Cícero João (PSD). De acordo com Toledo, o documento solicita informações sobre declarações do vereador contra funcionários públicos e contra o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Além disso, ele condenou o fato de Cícero ter levado um par de algemas para o plenário na sessão ordinária do dia 22 de novembro. “Não são informações, são indagações. Espero que a Comissão de Ética faça a investigação e tome a decisão que tiver que tomar”, declarou o ex-membro da Casa.

Grupo do 7

Ontem (29), após a sessão ordinária da Câmara de Votorantim, foi definido o grupo de sete vereadores que vai apoiar a candidatura do vereador Thiago Schiming (PSDB) para ocupar a presidência da Mesa Diretora no biênio 2023/2024. A eleição será realizada no dia 19 de dezembro, fecharam com Thiago os seguintes parlamentares: Cesar Silva, Cirineu Barbosa, Gaguinho, Mauro dos Materiais, Robson Vasco e Zelão, o atual presidente. A Câmara de Votorantim tem onze vereadores.

500 acidentes

No Estado de São Paulo, são registrados, aproximadamente, 500 acidentes de trânsito todos os dias, sendo que 15 pessoas morrem diariamente por causa dessas ocorrências. Os dados são da plataforma Infosiga, do governo estadual. O levantamento leva em consideração os registros de janeiro a outubro de 2022. Este é o ano com o maior número de óbitos desde 2016. O tipo de acidente mais comum é a colisão, de acordo com o relatório. Na maioria das vezes, os registros ocorrem principalmente em vias municipais.

Prevenção

Com o objetivo de intensificar ações e promover a sensibilização da população em relação à prevenção ao HIV, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia amanhã (1º) a campanha “Fique sabendo”. A abertura oficial ocorrerá no Terminal Santo Antônio, com orientações e distribuição de preservativos e autotestes, das 16h às 19h. As ações prosseguem em dezembro no CMAE, localizado à rua Manoel Lopes, 220, e nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).