Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Ipem realiza plantão de taxímetro em Votorantim

22 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / IPEM-SP)

Os taxistas de Votorantim devem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação de verificação está programada para ocorrer na segunda-feira (24), das 9h às 12h, na alameda Espanha, próximo ao Condomínio Alphaville, bairro Alphaville Nova Esplanada. Os serviços precisam ser agendados no site do Ipem-SP. O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional de Sorocaba.

Senac oferece curso gratuito em Jumirim

O Senac está com inscrições abertas para o curso gratuito de Quick Massagem que será realizado em Jumirim. O programa abordará a técnica da curta duração, em uma cadeira específica e com métodos especiais. A capacitação terá início dia 21 de novembro, com carga horária de 15 horas. As aulas serão às segundas, quartas e sextas-feiras, no Cras, sempre às 17h. Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao local do curso, na rua Manoel Novaes, 526, Centro, ou entrar em contato pelo telefone (15) 3199-9814.

Sessões híbridas continuam valendo

Mesmo com a volta da “vida normal”, após períodos críticos da pandemia de Covid-19 -- e com mais de 80% da população brasileira totalmente vacinada, segundo dados da Our World In Data, os vereadores de Sorocaba ainda contam com o privilégio das sessões híbridas. O projeto de resolução que acaba com essa modalidade foi protocolado no dia 28 de março deste ano, depois que as sessões virtuais foram duramente criticadas pela população. Entretanto, passados quase sete meses, a proposta sequer tem previsão para ser incluída na ordem do dia.

Prazo para pedir beneficio está no fim

Terminará em oito dias o prazo para aposentados e pensionistas efetuaram o cadastro ou o recadastramento para a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Votorantim. O pedido de isenção pode ser efetuado até o dia 29 de outubro, no setor de Cadastro Imobiliário, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para solicitar a isenção do IPTU, conforme a lei 1602/2001 e as alterações do Código Tributário Municipal (CTM), é necessário ser aposentado ou pensionista, receber até três salários mínimos (R$ 3.636), possuir um único imóvel com área total (construída e área do terreno) de até 475 metros quadrados e residir nele.

Energia solar decola no Brasil

A capacidade brasileira de geração de energia solar dobrou no último ano, levando o setor a crer que essa tecnologia passará em breve a ser a segunda maior fonte geradora do País, atrás apenas das usinas hidrelétricas. Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a capacidade de geração solar instalada no Brasil ultrapassou os 20 GW (gigawatts) neste mês, levando essa fonte a responder por 9,6% da capacidade brasileira.

TCE faz alerta às autoridades

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) emitiu alerta endereçado aos responsáveis por órgãos públicos estaduais e municipais, no qual afirma que as despesas com dinheiro em shows artísticos, caso comprometam os serviços essenciais, poderão ser consideradas ilegítimas. De caráter preventivo, a recomendação prevê que as despesas com shows e contratações artísticas não podem ocorrer quando comprometem a oferta de serviços públicos essenciais (educação, saúde e saneamento básico, por exemplo) ou quando contribuem para o desequilíbrio fiscal das contas públicas.