Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Dia Nacional de Combate à Poluição é neste domingo (14)

Pode-se entender por poluição qualquer tipo de degradação das condições ambientais

13 de Agosto de 2022 às 00:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em Mairinque, a Saneaqua desenvolve um trabalho na operação do sistema público de esgoto
Em Mairinque, a Saneaqua desenvolve um trabalho na operação do sistema público de esgoto (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Neste domingo (14), é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente. Pode-se entender por poluição qualquer tipo de degradação das condições ambientais e que compromete a qualidade de vida e saúde em decorrência de mudanças ambientais.

Um exemplo grave que enfrentamos é a poluição das águas. Em Mairinque, a Saneaqua desenvolve um trabalho na operação do sistema público de esgoto, com uma série de ações que contribuem com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade das águas do ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba.


Mutirão de Empregos

A Prefeitura de Sorocaba realizará, no dia 30 de agosto, às 9h, a 9ª edição do Mutirão de Empregos, desta vez, com o tema especial Aniversário de Sorocaba e trazendo também vagas específicas para Pessoas com Deficiência (PCD), além de inscrições para a emissão de laudos para PCDs e vagas de estágio.

O evento acontecerá no Parque Tecnológico de Sorocaba e oferecerá duas mil vagas de agendamento. As inscrições serão feitas em duas etapas: a primeira, com mil vagas, abrirá às 8h de segunda-feira (15), pelo link https://abre.ai/9-mutirao-de-empregos. A segunda, com mais mil vagas, será aberta no dia 22. As inscrições também podem ser feitas nas Casas do Cidadão.


Concurso voltou

A Prefeitura de Sorocaba abrirá na segunda-feira (15) as inscrições para a edição 2022 do Concurso Jornalístico e Publicitário da Prefeitura de Sorocaba. A última edição ocorreu em 2018. O edital pode ser conferido no link https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/.

Instituído pela Lei Municipal nº 12.554, de 6 de maio de 2022, o objetivo do concurso é valorizar os trabalhos jornalísticos e publicitários que versam sobre assuntos de interesse público que digam respeito ao município de Sorocaba.


Represa do Braiaiá

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) inaugurou nesta sexta-feira (12) a nova represa do Braiaiá. A antiga barragem do manancial rompeu em janeiro deste ano, o que forçou as obras de melhorias na distribuição de água em Itu.

Agora, a nascente conta com barramento de dez metros de altura, aumentando a reserva de água bruta. O sistema de abastecimento está com outras obras de melhoria, como a ETA Rancho Grande.

E a CIS anunciou que em breve a Linha 2 do Sistema Mombaça vai atender a demanda hídrica da região central de Itu.


Cadeia Produtiva

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra realiza chamada pública para que empreendedores que participam da cadeia produtiva de Turismo e da Economia Criativa façam parte da criação da futura Rota de CicloTurismo e CicloRota do município. Não haverá custo ao empreendedor.

A partir de setembro, os inscritos serão convidados a participar dos próximos passos do projeto. Os interessados podem aderir ao programa até o dia 31 de agosto, preenchendo o formulário através do link https://aracoiaba.sp.gov.br/apl-agrotech-projeto.

O trabalho é coordenado pelo Observatório do Turismo de São Paulo - núcleo de pesquisa da Ufscar (campus Sorocaba), cujos critérios técnicos apontaram Araçoiaba como a cidade capacitada a ser sede do projeto.