Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Duzentos milhões de cheques são compensados ao ano

17 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

O uso do cheque segue forte no Brasil mesmo com a popularização do Pix, que significou uma revolução na forma de movimentar o dinheiro. São compensadas por ano, mais de 200 milhões de folhas de cheques -- mais da metade no Sudeste. A conclusão é de que esse meio de pagamento, já deixado na gaveta há alguns anos pela maior parte da população bancarizada, segue substituindo dinheiro, cartões e transferências eletrônicas, principalmente em regiões mais distantes de grandes centros e com acesso precário à internet.

Descumprimento da LRF

Das 644 prefeituras fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), 533 delas um percentual de 82,8% receberam alertas por risco de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Relatório de alertas da Corte de Contas paulista apontou indícios de irregularidades na gestão orçamentária de 516 municípios. O levantamento revela, ainda, que 33 prefeituras, três câmaras municipais e 14 entidades municipais deixaram de enviar o balancete contábil, conforme previsto no calendário de obrigações do TCE-SP. A íntegra do balanço, com os municípios e os entes alertados, foi publicada na forma do Comunicado GP nº 33/2022, veiculado na edição de 9 de julho do Diário Oficial do Estado, e pode ser acessada por meio do link https://bit.ly/3O0gSCT.

Máscaras nos fóruns

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, revogou a portaria que obrigava o uso de máscaras faciais nas dependências dos prédios dos fóruns estaduais para o público interno e externo em geral. A nova portaria entra em vigor amanhã.

Aulas em Votorantim

Profissionais da educação do município de Votorantim retornam amanhã para as atividades escolares do segundo semestre de 2022. Já os alunos voltam às aulas na quarta-feira (dia 20 de julho) em todas as escolas municipais.

Energia eólica

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicou o primeiro recorde de geração eólica instantânea de 2022. Os dados apontam que no dia 8 de julho, a fonte foi responsável por produzir 14.167 megawatts (MW) de energia, sendo suficiente para atender todo o Nordeste, durante um minuto, e ainda sobrar mais de 23,2%.