Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Pequenos empreendedores já podem vender ao governo

O aplicativo Compras.gov.br permite que todo o processo de compra na modalidade "dispensa de licitação" ocorra 100% de forma digital

19 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
De acordo com o Ministério da Economia, o aplicativo pretende facilitar o acesso de pequenos negócios e de pessoas físicas às compras públicas
De acordo com o Ministério da Economia, o aplicativo pretende facilitar o acesso de pequenos negócios e de pessoas físicas às compras públicas (Crédito: TÂNIA RÊGO / AGÊNCIA BRASIL)

Os empreendedores de todo o País já podem participar, por meio do celular ou do tablet, de compras do Governo Federal que não exigem licitação. O aplicativo Compras.gov.br permite que todo o processo de compra na modalidade “dispensa de licitação” ocorra 100% de forma digital em dispositivos móveis. De acordo com o Ministério da Economia, o aplicativo pretende facilitar o acesso de pequenos negócios e de pessoas físicas às compras públicas. Os interessados em vender para o Poder Público precisam executar somente três passos para se credenciarem no Sistema de Compras do Governo Federal.

 

Malha ociosa

São Paulo dispõe de 2.390 quilômetros de malha ferroviária ativa e 2.530 quilômetros desativada ou ociosa, segundo o governo do Estado. Na terça-feira (14), durante audiência pública sobre o tema, realizada na Capital, foi discutido o teor do Projeto de Lei 148/22, de autoria do Executivo, que propõe que a malha ferroviária paulista -- atualmente ociosa -- seja reutilizada pela iniciativa privada para diversos fins, como turismo e transporte de cargas e passageiros.

 

Nenhum centavo

A chamada malha ativa não atende o Estado de São Paulo, na visão do coordenador do grupo de trabalho sobre ferrovias da Secretaria de Transportes, Luiz Alberto Fioravante. “São ferrovias que transportam cargas de outros Estados e atravessam São Paulo com direção ao porto de Santos. Não deixam nenhum centavo para São Paulo”.

 

Infraestrutura paulista

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) acaba de criar a Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura e da Engenharia, que propõe simpósios, seminários e outros eventos. O objetivo desta frente é incentivar e acelerar novas discussões para promover em todo o Estado um incremento de atividades de infraestrutura, engenharia e desenvolvimento.

 

Índice larvário


O aumento de casos de dengue tem preocupado as autoridades da Região Metropolitana de Sorocaba. A secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, por exemplo, disse que ações de combate à dengue são necessárias desde já pois o índice larvário nas casas está oito vezes mais alto do que o valor considerado normal. E a população deve ser conscientizada desse problema, uma vez que o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti está dentro das casas, onde o Poder Público tem acesso limitado.

 

Iluminação pública


A Prefeitura de Piedade assinou contrato com a nova empresa que será responsável pela manutenção da iluminação pública do município. A partir de amanhã (20), a empresa inicia o mega mutirão para troca de lâmpadas queimadas. Nas próximas semanas, os serviços devem atender toda extensão territorial de Piedade. Para solicitar a troca ou manutenção de luminárias, o munícipe deve entrar em contato pelo WhatsApp 3244-8400, informando o endereço completo com nome da rua, número da casa e/ou ponto de referência. As mensagens são respondidas por ordem de recebimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.