Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Tapetes de Corpus Chisti

16 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ADIVAL B. PINTO / ARQUIVO JCS)

Após dois anos suspensas, devido à pandemia de Covid-19, as celebrações de rua do Corpus Christi serão retomadas hoje em algumas cidades do interior de São Paulo. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes coloridos para a passagem da procissão foi trazida ao Brasil pelos portugueses, durante a colonização. Em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), os paroquianos criam os desenhos sobre o asfalto, no centro histórico. A prefeitura colabora, cedendo o material: serragem colorida, pó de café, areia, farinha e pétalas de flores. Muitas famílias costumam se juntam para colaborar com a montagem. Hoje, feriado de Corpus Christi, haverá missa solene na Matriz de Nossa Senhora da Candelária, às 15h, e em seguida a procissão pelas ruas.

Brasil-Estados Unidos

A Prefeitura de Sorocaba apoiou o lançamento oficial do projeto “Eco Team for a Better World”, organizado pelo Centro Cultural Brasil-Estados Unidos -- CCBEU Sorocaba, em parceria com a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. O evento foi realizado no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) na última terça-feira (14), e contou a presença do coordenador-geral de ensino do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Roberto Freitas, e do diretor do Departamento de Difusão e Promoção da Ciência do MCTI, Daniel Lavouras, que foram recepcionados pelo presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara. O projeto busca promover o desenvolvimento desses jovens e a integração entre aspectos, como: educação, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo. “A ideia surgiu com o intuito de promover a missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil e contemplará diretamente quatro escolas, com 43 jovens e oito docentes da cidade de Sorocaba”, relata a relações públicas do CCBEU, Fernanda Lopes, citando as escolas: Etec Rubens de Faria, Instituto Federal de Sorocaba, e as escolas estaduais Arthur Cyrillo Freire e Roque Conceição Martins.

Iluminação em Piedade

A Prefeitura de Piedade assinou contrato com a nova empresa que será responsável pela manutenção da iluminação pública do município. A partir de segunda-feira, dia 20, a empresa inicia um mutirão para troca de lâmpadas queimadas. Nas próximas semanas, os serviços devem atender toda extensão da cidade. Para solicitar a troca ou manutenção de luminárias, o morador de Piedade deve entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 3244-8400. É necessário informar o endereço completo com nome da rua, número da casa ou ponto de referência. As mensagens serão respondidas por ordem de recebimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.