Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Desfile do Divino Espírito Santo em Itu é neste sábado (4)

A tradição é realizada sete semanas após o domingo de Páscoa e conta com trajes que recriam a época do império

04 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE ITU)

O Desfile do Divino Espírito Santo ocorre neste sábado (4) em Itu. A concentração acontece a partir das 8h, em frente à Padaria Santo Antônio, na rua Barão do Rio Branco. O desfile tem início às 9h. A bênção do padre será em frente à Igreja Nossa Senhora Candelária. A tradição é realizada sete semanas após o domingo de Páscoa e conta com trajes que recriam a época do império e a corte da imperatriz Isabel de Aragão, conforme a Prefeitura de Itu. As principais ruas do centro histórico são percorridas por uma multidão de devotos. Neste ano, representantes da Secretaria Municipal de Esportes carregam o andor com a imagem da pomba, que representa o Divino Espirito Santo. Desfilam cavaleiros e carros de boi.

Plano Regional de Resíduos Sólidos

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 9, a 2ª audiência pública do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos -- Microrregião 2. O encontro on-line será transmitido, ao vivo, das 10h às 12h, pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=PrJD4bPMt6U. Promovido pelo Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso), o plano pretende melhorar a eficiência e a eficácia da gestão dos resíduos sólidos, principalmente a partir de ações integradas regionalmente. Além de Sorocaba, fazem parte da Microrregião 2 os seguintes municípios: Alambari, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó, Salto de Pirapora, Sarapuí e Votorantim.

Tecnologia 4.0

Empresários, empreendedores, profissionais e estudantes da área da indústria são o público-alvo do Seminário Desmistificando a Indústria 4.0, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 8, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e promovido pelo Centro de Excelência em Tecnologia 4.0. O seminário será gratuito e on-line, pela plataforma Zoom, contando com uma programação especial, de palestras com especialistas nacionais e internacionais da área e cases de sucesso. “Esta é uma grande oportunidade, sem custo algum para os interessados, para que as empresas da região se atualizem em relação ao uso da tecnologia mais avançada em seus negócios”, diz o presidente do PTS, Nelson Cancellara. As inscrições podem ser feitas, até o dia 7 pelo link https://tinyurl.com/desmistificandoaindustria.

Validação de documentos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou em parceria com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), o serviço de apostilamento eletrônico de documentos nacionais a serem utilizados fora do Brasil. O novo serviço permite o recebimento on-line, por email ou celular, de certidões de nascimento, de casamento, diplomas escolares e outros documentos públicos nacionais no formato eletrônico, com um QR Code que permite a verificação da autenticidade por autoridades estrangeiras. O apostilamento é o nome dado ao procedimento por meio do qual um documento recebe uma espécie de certificado internacional, adotado pelos mais de 120 países signatários da Convenção de Apostila de Haia.