Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Ex-prefeita de Itapetininga visita à FUA

19 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/5/2022))

A ex-prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, visitou a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, na tarde de ontem (18). A pré-candidata a deputada federal pelo MDB foi recebida pelos diretores César Augusto Ferraz dos Santos e Laelso Rodrigues. Simone, que também é jornalista, falou sobre suas expectativas para o novo desafio. Geração de emprego e saúde são prioridades para a itapetiningana. Além disso, ela também destacou que deseja trazer mais visibilidade para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), bem como estreitar o laço entre os municípios.

Homeschooling

A Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira, 18, o texto-base do projeto de lei que regulamenta o homeschooling. Foram 264 votos a favor, 144 contrários e duas abstenções. Promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), a educação domiciliar encontra eco em eleitores conservadores, que criticam o ensino nas escolas. Os partidos de esquerda, contrários à proposta, não conseguiram barrar a aprovação. Antes de enviar o texto para o Senado, os deputados devem analisar hoje os destaques, que são sugestões de mudança no texto-base. A proposta determina que as atividades pedagógicas sejam periodicamente registradas pelos pais e responsáveis. Os estudantes, pelo texto da proposta, devem estar matriculados em instituição de ensino credenciadas, que devem acompanhar a frequência nas atividades.

Petrobras e startups

A Petrobras lançou na terça-feira, com apoio do Sebrae, o 4º edital do Módulo Startups do Programa Petrobras Conexões para Inovação. No valor total de R$ 20 milhões, o edital traz 31 desafios distribuídos em sete frentes tecnológicas: robótica, redução de carbono, tecnologias digitais, armazenamento e geração de energia, corrosão, modelagem geológica e tecnologias de inspeção. Ao final da seleção, as empresas vencedoras receberão valores até R$ 1,5 milhão para tocarem seus projetos. O investimento depende do nível de complexidade dos desafios. As inscrições vão até o dia 29 de junho e a divulgação das selecionadas na primeira etapa do processo está prevista para julho.

Muralha Digital

A Prefeitura de Piedade informa que o município terá um sistema de segurança chamado de “Muralha Digital”, que começa a ser implantado. Câmeras de monitoramento foram instaladas nas principais vias de acesso da cidade. “Agora, todos os veículos são fotografados. Isso facilita a identificação de carros roubados e furtados”, informa a Prefeitura de Piedade. As polícias também possuem acesso ao sistema. A “Muralha Digital” registra data, hora, localização e placa. “Os órgãos de segurança pública poderão atuar com muito mais precisão nas abordagens de motoristas de carros suspeitos”, aponta a administração municipal. Posteriormente, o sistema deve ser instalado em vias secundárias.

Crédito bancário

O saldo total da carteira de crédito dos bancos deverá seguir em expansão em abril, com alta estimada de 0,8%, melhor resultado para o mês desde 2013 (+0,9%). Com isso, o ritmo de expansão anual poderá chegar a 16,5%, mostra a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Mais uma vez, o crescimento no mês deve liderado pelas operações com recursos livres (+1,2%), com destaque para o crédito destinado às famílias.