Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Instalação de antenas em áreas urbanas

11 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

A Câmara Federal aprovou ontem projeto de lei que facilita a instalação de antenas de telecomunicações em áreas urbanas, ao permitir o licenciamento temporário desses equipamentos quando não for cumprido o prazo para emissão de licença pelo órgão competente. A proposta recebeu apoio público da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O texto vai agora para o Senado. O autor da proposta, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), disse que as novas regras vão ajudar na implementação da tecnologia 5G no País.

Concurso jornalístico

Profissionais que fizeram parte da trajetória do jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) inspiraram nomes de troféus do Concurso Jornalístico e Publicitário da Prefeitura de Sorocaba. A Lei Municipal 12.554/22, publicada ontem (10) no Jornal Município de Sorocaba, institui o programa, que será dividido em seis categorias: Imprensa (jornal), Rádio, Televisão, Publicidade, Internet e Assessoria de Imprensa/Relações Públicas. Na modalidade Imprensa, o troféu de melhor Reportagem Impressa Sobre Boas Práticas no Serviço Público ganha o nome de Adalberto Vieira. Pardal, como era conhecido, iniciou sua carreira no Cruzeiro do Sul, em 1977, foi editor do caderno Motor e também editor-chefe. Ele não resistiu a um câncer na bexiga e morreu em maio de 2021. Jomar Bellini também dará nome ao troféu de melhor Produção Jornalística de TV. O jornalista passou por vários veículos de comunicação da cidade, como o jornal e rádio Ipanema (atual Jovem Pan); no portal de notícias G1, na TV TEM (afiliada da Rede Globo); na Folha de Mairinque e na Maktub Comunicação. Também foi repórter no Cruzeiro do Sul. Bellini morreu em julho de 2021, vítima da Covid-19.

Vazios urbanos

A Secretaria Municipal da Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba iniciou ontem uma consulta pública on-line sobre Zona Especial de Interesse Social (Zeis) de vazios urbanos na cidade. Todo cidadão pode contribuir, compartilhando sugestões ou enviando possíveis dúvidas, pelo link www.sorocaba.sp.gov.br. O objetivo da consulta pública é garantir a participação popular no processo de criação de uma lei municipal sobre o tema, assim como a proposta de um mapa desses vazios urbanos. O prazo se encerrará no dia 20 de maio. Zona Especial de Interesse Social (Zeis) de Vazios é um instrumento do Estatuto da Cidade, que delimita porções da cidade, destinadas para fins de habitação, no cumprimento da função social da propriedade à população de baixa renda no acesso à terra urbanizada.

Alberico de Sousa Cruz

Morreu ontem (10) aos 84 anos, o ex-diretor de jornalismo da TV Globo Alberico de Sousa Cruz. O jornalista recebeu o diagnóstico de leucemia há dois anos e meio e, desde então, lutava contra a doença. Há uma semana, foi internado na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio, com complicações da doença. Alberico nasceu em Abaeté, no interior de Minas Gerais, e trabalhou nos principais jornais, revistas e emissoras do País.