Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Plantio de cana perde áreas para o cultivo de soja e milho

O 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar 2022/23, divulgado pela Conab, mostra essa tendência

06 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / CNH INDUSTRIAL)

A grande procura por áreas para o cultivo de soja e milho devido à atratividade dos preços é o principal motivo para a retração da área em produção de cana-de-açúcar nesta safra no interior de São Paulo, mesmo com o cenário positivo para o setor sucroenergético e bons preços para o açúcar e etanol.

O 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra essa tendência. O Estado de São Paulo é responsável por 50% das áreas nacionais de produção de cana e perderá 79 mil hectares neste ciclo.

Redução de nascimentos

Em torno de 522 mil mulheres foram mães no Estado de São Paulo, em 2021. Pelo quarto ano consecutivo, o número de nascidos apresentou declínio. Em relação ao ano anterior, houve redução de quase 30 mil nascimentos. Esta diminuição pode ser decorrência da combinação da queda da fecundidade e da decisão em adiar a gravidez devido à pandemia.

Os números são resultado do estudo da Fundação Seade com base nos dados dos Cartórios de Registro Civil. De acordo com a pesquisa, os nascimentos mensais indicam que a sazonalidade se manteve no período de 2019 e 2021, sendo que no primeiro semestre, em especial entre março e maio, o número de nascidos vivos supera ligeiramente o observado no segundo semestre.

Os menores decréscimos ocorreram nas regiões Central e Sorocaba, com variações inferiores a 6%. Em 2021, para cada mil mulheres de 15 a 49 anos, 43,5 tiveram filhos, sendo que essa taxa de fecundidade variou de 14,0 a 77,0 por mil entre os municípios paulistas. Entre os municípios com mais de 120 nascimentos, Bady Bassitt (77,3 por mil) e Barueri (71,7) apresentaram as maiores taxas, ao passo que as menores foram observadas em Pradópolis (31,1) e Monte Aprazível (30,9).

 

Palestra de ex-ministro

O Clube de Campo de Sorocaba sedia em 23 de maio, às 19h, o “Encontro Republicanos e amigos”, com palestra do ex-ministro da Infraestrutura e pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Também estarão presentes o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; a primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato; e o deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.

A última visita de Tarcísio à cidade aconteceu em 29 de janeiro, quando participou do Fórum Desafios e Oportunidades da Infraestrutura, realizado no mesmo clube.

À época, ele foi recepcionado por Manga; pelo deputado federal Capitão Derrite (PP), organizador do encontro; pelo deputado estadual Danilo Balas (PSL-SP) e, por fim, pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

 

Cadeira de rodas

O vereador Fernando Dini (MDB) quer que todas as farmácias ofereçam cadeira de rodas a clientes com alguma limitação de mobilidade. O projeto de lei protocolado esta semana prevê o prazo de 90 dias para que todas as farmácias adquiram as cadeiras de rodas.