Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Recinto do elefante Sandro

30 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, na Vila Hortência, terá melhorias programadas pela Prefeitura de Sorocaba. O prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais estiveram ontem no zoo. A Secretaria de Meio Ambiente prepara um projeto de reforma do recinto do elefante Sandro e adiantou que mais funcionários estão sendo acionados para ampliar o trabalho de educação ambiental. Manga usava uma camiseta com a inscrição “Fica Sandro”. Há uma polêmica sobre a permanência no elefante no zoo de Sorocaba ou a transferência dele para um santuário no Mato Grosso.

Conscientização

O Rotary Club de Sorocaba em parceria com outros Rotarys encerra hoje (30) a semana de conscientização sobre a importância da vacina contra a paralisia infantil. No Brasil, cerca de 300 cidades vacinaram somente metade das crianças previstas. Embora a doença tenha sido erradicada no País desde 1994, casos de vírus selvagem no Paquistão e no Afeganistão ainda preocupam as autoridades de saúde. Há registro também de casos esporádicos em outras regiões da Ásia e da África.

Trem de carga

Secretaria de Logística e Transportes aguarda a aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) do projeto de lei 148/22 que expande as linhas ferroviárias para transporte de passageiros e de cargas. Uma das propostas é permitir o deslocamento de cargas em linhas de trajeto curto a custos menores e aproveitando estradas de ferro atualmente desativadas nas regiões do Estado. O plano do governo estadual prevê conceder autorização às empresas interessadas. Em contrapartida, estas companhias ficariam responsáveis pela recuperação e manutenção do trecho a ser usado durante a vigência do contrato.

Fiscalização em escolas

Após detectar situações preocupantes em escolas municipais e estaduais em novembro de 2021, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou na quinta-feira uma nova fiscalização surpresa nas unidades escolares para verificar se foram feitas adequações e correções das falhas apontadas na inspeção anterior. A ação envolveu um corpo técnico de 502 agentes de fiscalização, que realizaram a vistoria simultânea de 485 unidades de ensino, sendo 140 escolas estaduais e 345 municipais, em 348 municípios do Estado, incluindo a capital. Foram encontradas irregularidades em escolas públicas de cinco cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): Capela do Alto, Cerquilho, Porto Feliz, Tapiraí e Tietê. A partir das ações será elaborado um relatório gerencial parcial para divulgação de informações de interesse público e outro relatório consolidado, com dados segmentados e regionalizados, que será encaminhado aos conselheiros-relatores de processos ligados às escolas fiscalizadas. Todas as prefeituras e órgãos estaduais serão notificados pelo TCE a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso.