Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Tropeada Itararé-Sorocaba

14 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ADIVAL B. PINTO / ARQUIVO JCS)

Municípios da região vão se unir para celebrar a Semana do Tropeiro 2022, com a realização da Tropeada Itararé-Sorocaba, quando homens e animais vão percorrer a Rota Sul do Caminho das Tropas, aberta a partir do final do século 18. “Estamos preparando uma programação especial para celebrar a data. A Semana do Tropeiro é uma das principais comemorações da nossa cidade, já que o Tropeirismo sorocabano foi de extrema importância na formação econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil”, diz Luiz Antonio Zamuner, secretário municipal de Cultura de Sorocaba. A Semana do Tropeirismo é realizada na segunda quinzena de maio.

Governador

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) participa nesta quinta-feira (14), em Sorocaba, da iniciativa “Governo Na Área”, que busca intensificar relações institucionais entre autoridades do governo estadual, prefeituras e câmaras municipais. Na sequência, o governador autoriza nova unidade da Fatec em Votorantim e entrega mais de 100 novos veículos e maquinários do programa “Nova Frota SP Não Para”, além de duas unidades do Programa Creche Escola, quatro novos postos do Poupatempo, títulos do Programa Cidade Legal e obras em estrada vicinal. Às 14h45, em Itu, Garcia se reúne com professores e diretores da rede estadual de ensino. Também deve liberar recursos do Estado para turismo, habitação e infraestrutura do município.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato de Votorantim acontece neste sábado (dia 16) das 17h às 21h, na praça Lecy de Campos. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, terá 30 estandes com a comercialização de produtos artesanais e comidas típicas. A feira era realizada aos domingos e passa a ser aos sábados. Um censo foi realizado no município em dois momentos -- no fim de 2021 e início deste ano -- para identificar os artesãos. Após o cadastro, o grupo foi convocado para uma reunião, houve a aprovação do regimento geral da feira e também eleita a comissão organizadora.

Cônsul-geral da Coreia

O cônsul-geral da República da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang, visitou o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e discutiu futuras parcerias e investimentos no município. Na ocasião, foi recebido pelo presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, e pelo diretor-executivo da Inova (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba), André Santos. Conforme disse Insang Hwang, o consulado coreano acompanha o desenvolvimento de startups com base tecnológica, sobretudo as residentes no PTS.