Informação Livre
Sorocaba recebe novas ambulâncias
A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na manhã desta terça-feira (5), mais duas ambulâncias para o transporte de pacientes. A ação foi possível por meio de um convênio do município com o Governo do Estado de São Paulo, firmado por intermédio da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e assinado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Esses veículos, de acordo com o Executivo, transportarão moradores de Sorocaba em consultas, exames e procedimentos de caráter eletivo, de forma municipal e intermunicipal.
Plano Diretor de Itu
Hoje, a partir das 18h, a Prefeitura de Itu promove um evento para apresentar as diretrizes que marcarão o início dos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal. O encontro ocorre no auditório do Paço Municipal e contará com a presença de secretários, diretores e gestores da administração pública local. A apresentação será conduzida por técnicos da GeoBrasilis, empresa contratada pelo município para prestar a consultoria sobre o tema. A revisão do Plano Diretor, segundo o Executivo ituano, é necessária para que governo e população, a partir de uma leitura da cidade real, repensem conjuntamente o município em relação às questões ambiental, econômica e social.
Mudança de sigla
Trinta e sete parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) trocaram de partidos na janela eleitoral. Ao todo, a Alesp tem 94 deputados e deputadas. Com as trocas, mudam também a organização das bancadas e presença em comissões e lideranças partidárias. Na próxima semana deve ser publicada no Diário Oficial a organização das comissões. A maior bancada agora é do PL (Partido Liberal), que saiu de seis para 19 parlamentares. O PSDB detém a segunda maior bancada da Alesp, com 14 parlamentares, seguido pelo PT, com dez. O União Brasil, partido formado pela fusão do DEM e do PSL, tem agora nove parlamentares. O partido Republicanos soma nove parlamentares. O Podemos tem sete representantes e o partido Progressistas tem cinco, enquanto MDO e Psol têm três cada. Ainda há representantes do Cidadania, Novo, PSB, PDT, PCdoB, Avante, Solidariedade, Patriotas, PTC, PRTB e Rede.
Elefante Sandro
A Câmara de Sorocaba realizou na segunda-feira (4) audiência pública que tratou da permanência do elefante Sandro no zoológico da cidade ou sua transferência para um Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. O evento durou quase três horas. O biólogo Daniel Moura, um dos diretores do Santuário de Elefantes Brasil, que participou virtualmente da audiência pública, disse que o transporte dos elefantes é seguro e citou como exemplo o transporte da elefanta Mara, que viajou 3.300 quilômetros por terra até a Chapada dos Guimarães. O gestor do Parque Zoológico Quinzinho de Barros, Fábio Alonso, disse que o “posicionamento técnico é que o transporte, por melhor que seja, significa um risco”, afirmou. No final da audiência, o tratador do elefante Sandro, o senhor Lucílio -- que acompanhou o animal quando ele veio de Pernambuco para Sorocaba -- deu o seu depoimento sobre o elefante e também se mostrou contrário à sua transferência.