Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

MP recomenda que elefante vá para santuário

Promotor Jorge Alberto Marum elencou série de desvantagens sobre o envio ao Rio de Janeiro

03 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (20/10/2020))

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou que o elefante Sandro seja enviado do zoológico de Sorocaba para o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, Estado do Mato Grosso, e não para o zoológico do Rio de Janeiro. Em documento obtido pela reportagem, em 25 de janeiro, o promotor Jorge Alberto Marum elencou uma série de desvantagens sobre o envio ao Rio de Janeiro, intenção da Prefeitura de Sorocaba. “Saliente-se que o fato do Santuário não ser aberto ao público configura um benefício ao animal, capaz de fazer com que se sinta seguro e cure-se emocionalmente, criando laços de confiança com aqueles que o rodeiam”, diz o promotor sobre o local considerado mais apropriado. “Conquanto o zoológico do Rio de Janeiro preencha formalmente os requisitos técnicos, o que deve nortear a decisão é o melhor interesse do animal, sobretudo porque já é um elefante idoso”, continua. A Prefeitura de Sorocaba tem 30 dias para responder ao MP sobre a recomendação. Desde que a fêmea Haisa, morreu, em 18 de novembro de 2020, o local onde Sandro deve ficar virou tema de discussão, na Justiça e nas redes sociais.

Networking

A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) realizam na próxima terça-feira (8), das 16h às 18h, um encontro on-line que tem como objetivo promover networking e incrementar a competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor aeronáutico de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/gtiNYi37kP1mFzwF7. O presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, explica que o evento, totalmente on-line e gratuito, via plataforma Zoom, vai possibilitar a aproximação do APL Aeronáutico da RMS com o de São José dos Campos, além de fortalecer a competitividade e o relacionamento das empresas do setor.

Custeio do transporte

A Prefeitura de Sorocaba publicou ontem edital de chamamento de custeio de transporte 2022 para alunos que cursam ensino técnico de nível médio ou superior de graduação em outros municípios. Entre as exigências, o estudante dever ser residente em Sorocaba há mais de dois anos e estar matriculado em curso técnico de nível médio ou superior de graduação, autorizados pelos órgãos competentes. É preciso ainda a inexistência, em Sorocaba, de curso que esteja frequentando ou similares, e a instituição de ensino ser distante no máximo 130 km de Sorocaba.

Prorrogado

A Câmara de Sorocaba prorrogou o contrato de fornecimento parcelado de combustíveis em bomba, dentro do município, aos veículos da frota oficial. O valor é de R$ 18.826,03, com 25% de acrescimento. Houve tentativa de realizar um contrato novo, mas nenhuma empresa se ofereceu.

CMDCA

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Sorocaba realizou na terça-feira (1) a cerimônia de posse dos conselheiros que atuarão no órgão durante o biênio 2022/2024, bem como a definição da nova Mesa Diretora para 2022. O ato também contou com a presença do secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa. A presidente eleita foi Lidianne Asperti, que tem Luiz Carlos Oliveira como vice-presidente. A nova Mesa Diretora foi composta pelo 1º secretário, Edinaldo Souto, e pela 2ª secretária, Bruna Alessandra Chaves.