Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Prioridades do Saae são mantidas

O papel do novo secretário será imprimir ainda mais celeridade às obras e melhorias nesse setor

18 de Janeiro de 2022 às 00:59
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obras e investimentos prosseguem
Obras e investimentos prosseguem (Crédito: DIVULGAÇÃO SAAE SOROCABA)

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba (Secom) afirmou ontem que, com Tiago Suckow da Silva Camargo Guimarães à frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as prioridades da autarquia continuam sendo aquelas que já estavam em tratativa e execução ao longo de 2021 e previstas no plano de governo, “as quais seguirão, agora, contando também com a expertise do novo diretor-geral”. Ainda conforme a pasta, seu papel será imprimir ainda mais celeridade às obras e melhorias nesse setor e aos serviços de atendimento aos cidadãos, proporcionando mais qualidade de vida.

“Além disso, como vivemos uma crise hídrica em todo o País, o diretor Tiago Suckow deverá colocar em prática o que já está planejado, mas também com a liberdade de contribuir com novas estratégias nessa área, que demonstrem viabilidade e êxito”, informa o Saae.

Por fim, tendo em vista a defesa do novo diretor do Saae sobre as privatizações, quando atuava no setor privado, a Secom diz que não existe nada encaminhado nesse sentido de privatização no Saae.

Em, setembro do ano passado, o Saae informou que formaria uma comissão para estudar a viabilidade ou a possibilidade de parceria para o tratamento de esgoto de cidade, hoje gerenciado pela instituição. Tiago Suckow foi nomeado na sexta-feira, após a exoneração do Ronald Pereira da Silva.


Gestantes

Foi publicada ontem a portaria que estabelece medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre servidores e empregados públicos municipais da administração direta, autárquica e fundacional de Sorocaba, como forma de prevenção aos problemas causados pelo Covid-19. Pelo documento, assinado pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), somente as servidoras e empregadas públicas gestantes deverão executar suas atividades remotamente, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública. Para os demais contratados, o trabalho deverá continuar presencial.


Postos de combustível

A legislação que estabelece normas para a edificação, relocação, instalação, implantação e funcionamento de postos revendedores e de abastecimento de derivados de petróleo e outros combustíveis em Sorocaba passou por adequação estabelecida pela Lei 12.495, de 13 de janeiro de 2022, de autoria do vereador Cláudio Sorocaba (PL) e que foi publicada no Jornal do Município. A nova norma altera o artigo 5º da Lei 10.130, de 30 de maio de 2012, que passa a vigorar com nova redação, estabelecendo que o posto de combustível deverá possuir área mínima de 1.500 metros quadrados. Também reduz o mínimo de testada do terreno para 30 metros.


Produção da Alesp

A produção legislativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) cresceu em 2021, se comparada com o ano anterior. O aumento reflete o maior controle da pandemia, com a chegada das vacinas contra a Covid-19. No ano, as sessões voltaram a ser presenciais e as reuniões das comissões permanentes puderam ser realizadas de forma híbrida. Ainda assim, todas as medidas de controle contra o coronavírus estão mantidas, como o uso da máscara, higienização das mãos e superfícies, e o distanciamento social. O número de projetos aprovados pelos parlamentares em 2021 cresceu 184% em relação a 2020. Saltou de 63 para 179.