Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Transporte escolar

O objetivo da vistoria, que tem validade semestral, é verificar itens de segurança dos veículos

16 de Janeiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Transporte escolar precisa de vistoria
Transporte escolar precisa de vistoria (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO (8/7/2020))

A revistoria semestral do Detran.SP para os profissionais que atuam com Transporte Escolar na cidade de Sorocaba termina em 31 de janeiro. O serviço é realizado na unidade do Detran integrada ao Poupatempo da cidade, mediante agendamento.

O objetivo da vistoria, que tem validade semestral, é verificar itens de segurança dos veículos como lanternas de luz branca, fosca ou amarela que devem estar fixadas na parte superior dianteira do veículo, e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira, faixa horizontal com a inscrição “Escolar”‘, cronotacógrafo (equipamento para medir velocidade), cinto de segurança, entre outros.

Outra exigência é que o veículo possua extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico e dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros, em casos de acidentes.


Renovação de licença

Os profissionais que trabalham com transporte escolar precisam circular com veículos regularizados. O motorista deve apresentar os seguintes documentos no dia da inspeção: cópia do RG, CPF, CNH categoria D com a observação de condutor de transporte de escolares, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), original do último cartão de autorização do transporte escolar, protocolo de renovação da urbes do ano vigente, cópia do certificado do curso de transporte escolar, cópia do certificado de verificação cronotacógrafo, cópia do laudo de opacidade. O valor da taxa é de R$ 175,84 e pode ser paga nos bancos conveniados ou nos caixas eletrônicos.


Bom Prato em reforma

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), iniciou na quinta-feira (13), obras de revitalização na unidade do Bom Prato de Sorocaba. A previsão para finalizar o trabalho é até o dia 26. As distribuições das refeições no local são realizadas por meio de embalagens descartáveis. Uma das melhorias será a instalação de ar-condicionado na unidade.


Investimentos em Itu

A Starrett anunciou novos investimentos para ampliar as linhas de produção que estarão chegando ao Brasil, como as de serra de fita meatkutter e carbide, além das bimetálicas, com uma nova linha de solda a laser. Com essa ampliação, a expectativa é a de gerar novos postos de trabalho. Em 2021, realizou aporte de cerca de R$ 45 milhões para a ampliação da fábrica de Itu. Com esse montante, a empresa unificou a linha de produção e fabricação mundial de serras copo, serras de fita bimetálicas e serras de fita de carbono no Brasil, e ampliou seu quadro de funcionários em 31%, gerando mais de 160 novos empregos diretos e indiretos.

Serviços e Indústria puxam PIB paulista

Estudo da Fundação Seade mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, no índice anualizado, teve acréscimo de 7,1% em decorrência dos resultados nos setores da indústria (8,1%), dos serviços (7,2%) e recuo na agropecuária (-3,9%).

No Interior Paulista, os destaques na expansão nos últimos doze meses foram as regiões de Campinas (9,9%), Bauru (9,7%) e Sorocaba (9,6%). Na comparação do 3º trimestre de 2021 com o mesmo período do ano anterior, a economia obteve aumento de 4,0%. Os melhores resultados econômicos registrados foram nas regiões de Sorocaba (7,7%), Bauru (6,8%) e Santos com aumento de 6,7%.