Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Produtividade da Guarda Civil Municipal de Sorocaba

Dentro dos atendimentos específicos, foram 731 somente relacionados à Covid-19

06 de Janeiro de 2022 às 00:33
Cruzeiro do Sul [email protected]
Guarda Civil Municipal teve atuação importante durante a pandemia
Guarda Civil Municipal teve atuação importante durante a pandemia (Crédito: DIVULGAÇÃO GCM)

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba publicou nesta quarta-feira (5) no jornal Município de Sorocaba a produtividade da corporação ao longo de 2021. Foram 78.549 atendimentos no ano. Nesses números foram 7.126 específicos e 71.423 atendimentos preventivos.

Dentro dos atendimentos específicos, foram 731 somente relacionados à Covid-19. Ainda ao longo de 2021, 226 pessoas foram presas pela GCM.

Foram mais de 38 mil patrulhamentos comunitários. Pelo aplicativo Protege Mulher houve 134 intervenções com apoio da Guarda Municipal. E ao menos 22 veículos foram apreendidos pela corporação em 2021.


Pandemia

O prefeito em exercício Fernando Martins da Costa Neto (PSD) assinou decreto publicado nesta quarta-feira (5) no jornal Município de Sorocaba determinando que o estado de calamidade pública no município de Sorocaba seja prorrogado até 31 de março.

Entre os fatores para a decisão, ele cita o aumento na curva de novos casos de Covid-19, com o consequente aumento na ocupação de leitos, além do abrupto aumento da procura por atendimento de síndrome gripal em todas as unidades de saúde da cidade. Uma das medidas é o cumprimento de medidas adotadas por autoridades sanitárias.


Reforma administrativa

Já está em vigor a lei que reorganiza a estrutura administrativa da Câmara de Sorocaba. Há criação e extinção de cargos. Também há ampliação na quantidade de cargos específicos. Em um dos casos, de oficial legislativo, o número subiu de 26 para 35. No pacote, foi criada a gratificação de 30% sobre o vencimento base para o exercício da função de controlador interno.


Agenda

Neste mês, o Museu Histórico Paulo Setúbal, da Prefeitura de Tatuí, está sediando três exposições que podem ser visitadas gratuitamente até o dia 6 de fevereiro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A primeira delas é a Exposição Temporária “Obras de Arte da Reserva Técnica”, que é formada por 20 obras adquiridas em 2018 por meio de um edital de doação de obras de artes visuais, promovido pelo Banco Itaú Unibanco.


Pets e enchentes

A Prefeitura de Itapetininga organizou, junto com a Secretaria de Meio Ambiente e o grupo Resgate Animal UniBH, uma espécie de hospital veterinário para fazer o manejo profilático (preventivo) de pets atingidos pelas enchentes no município. Além dos exames clínicos, o grupo fará aplicação de vermífugo, protocolo de vacina anti-rábica e teste rápido de leishmaniose visceral canina.