Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Número de acesso ao Poupatempo chega a 50 milhões

31 de Dezembro de 2021 às 08:52
Cruzeiro do Sul [email protected]
Crédito da foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
Crédito da foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo (Crédito: Crédito da foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo )

O Poupatempo alcançou em dezembro a marca de 50 milhões de acessos aos serviços on-line oferecidos no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. O número representa cerca de 85% do total dos quase 60 milhões de serviços contabilizados em 2021.

Presencialmente, foram aproximadamente 8,5 milhões de atendimentos concluídos nas 100 unidades do programa distribuídas pelo Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 180 opções estão disponíveis nas plataformas digitais, como, por exemplo, as funcionalidades da carteira digital de vacinação contra Covid-19, com mais de 13,4 milhões de acessos, consulta de pontuação na habilitação, com 9,2 milhões; licenciamento de veículo, com 6,3 milhões; renovação de CNH, com 2,7 milhões; e consulta de IPVA, com 2 milhões.

Fogos em Araçoiaba

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, que regulamentou nesta semana a proibição de soltar fogos de artifício na cidade, divulgou ontem o telefone para denunciar irregularidades. É preciso ligar para o telefone (15) 3281-4041 ou (15) 98109-0984. As denúncias são feitas de forma anônima, sem a necessidade de identificação. A prefeitura ressalta que apenas os fogos visuais são permitidos pelo decreto, categorizados por não terem ruídos, apenas luzes. “É correto lembrar que o incômodo causado pelo barulho dos fogos, gera estresse em crianças, idosos, pessoas com deficiência, animais, além de causar lesões e acidentes pela utilização incorreta”, informa, em nota. O descumprimento da lei acarretará multa, com os valores destinados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente. O valor é de 150 Ufesps, o equivalente a R$ 4.363,50, que poderá ser dobrado no caso de reincidência.

Terrenos para hortas

Ao menos trinta pessoas e instituições foram beneficiadas com terrenos públicos destinados à hortas em Sorocaba. Os decretos determinam que o período de uso dos locais é de cinco anos, Os locais estão espalhados em várias regiões da cidade. Os decretos que tratam do tema são enfáticos e determinam que os permissionários deverão utilizar os imóveis exclusivamente para o plantio de culturas rápidas ou árvores frutíferas. O decreto proíbe qualquer tipo de edificação na área pública e ainda a prática de utilização para fins comerciais e bem como a criação de animais. A área em utilização poderá ser cercada, inclusive por alambrado. O termo provisório de posse pode ser renovado ao final de período de cinco anos.

Samu de Votorantim

Os trotes e as falsas ocorrências correspondem a 18% dos acionamentos feitos em 2021 por meio do telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Votorantim. Entre todas as 2.566 abordagens realizadas de janeiro a novembro deste ano, 471 deslocamentos foram cancelados por motivos de ligações telefônicas indevidas, paciente já encaminhado antes da chegada da equipe, evasão, além da recusa do atendimento ou do transporte. O número de trotes pode ser mudado com a conscientização do acionamento do Samu 192 somente em casos de urgência e emergência.